Primeirinho explora nome próprio em atividades
Quem passar pelo saguão da escola verá um painel com muitas letras, confeccionadas de uma maneira bem bacana e criativa pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. São as letras iniciais do nome de cada aluno e a exposição é resultado da atividade que as turmas realizaram na aula no Campo do CEAP.
Segundo as professoras Bianca Costa Beber e Denise Córdova, o nome próprio tem uma característica de ser fixo, sempre igual. “Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado”, diz a justificativa do projeto, que tem entre os objetivos fazer com que as crianças reconheçam o nome como fonte de consulta para escrever outras palavras, compreendam a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos e identificar materiais, exercitem habilidades chamadas grafo-motoras, entre outras intenções.

No trabalho desenvolvido no Campo, os alunos trabalharam com a letra de seus nomes próprios a partir de símbolos, sons e atividades de coordenação motora, recorte e colagem. Uma atividade bem bacana foi escrever o nome com as mãos em uma caixa com areia. “Iniciamos com a história ‘Alfabeto de Histórias’, retomamos o alfabeto e a letra de cada criança”, salienta a professora Bianca.
Galerias de fotos
Veja mais
CEAP realiza saída de estudos ao Parque Aquático Good Fish com alunos do 8º ano
CEAP realiza saída de estudos ao Parque Aquático Good Fish c...
Acolhida aos pais de estudantes de 1º ano do EF em 2026
Acolhida aos pais de estudantes de 1º ano do EF em 2026
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimentos
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimento...
OBMEP - Mirim 2025
OBMEP - IMPA - 2025
4º Ano - Palestra sobre Vacinação
4º Ano - Palestra sobre Vacinação
