Primeirinho explora nome próprio em atividades
Quem passar pelo saguão da escola verá um painel com muitas letras, confeccionadas de uma maneira bem bacana e criativa pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. São as letras iniciais do nome de cada aluno e a exposição é resultado da atividade que as turmas realizaram na aula no Campo do CEAP.
Segundo as professoras Bianca Costa Beber e Denise Córdova, o nome próprio tem uma característica de ser fixo, sempre igual. “Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado”, diz a justificativa do projeto, que tem entre os objetivos fazer com que as crianças reconheçam o nome como fonte de consulta para escrever outras palavras, compreendam a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos e identificar materiais, exercitem habilidades chamadas grafo-motoras, entre outras intenções.
No trabalho desenvolvido no Campo, os alunos trabalharam com a letra de seus nomes próprios a partir de símbolos, sons e atividades de coordenação motora, recorte e colagem. Uma atividade bem bacana foi escrever o nome com as mãos em uma caixa com areia. “Iniciamos com a história ‘Alfabeto de Histórias’, retomamos o alfabeto e a letra de cada criança”, salienta a professora Bianca.
Galerias de fotos
Veja mais
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho
8º Ano estuda a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular
8º Ano estuda anatomia animal
Alunos do 8º Ano, promovem campanha de arrecadação do óleo de cozinha usado
Campanha de arrecadação do óleo de cozinha usado
6º ano produziu células comestíves
6º ano produziu células comestíves
8º ano simula Julgamento
8º ano simula Julgamento