A ênfase nos valores e as raízes no luteranismo fazem do CEAP uma escola de tradição.
O Colégio Evangélico Augusto Pestana é uma escola integrante da Rede Sinodal de Educação. Com uma história de mais de cem anos marcada pela seriedade e responsabilidade com a educação, é reconhecida na região Noroeste do Rio Grande do Sul.
A ênfase nos valores e as raízes no luteranismo fazem do CEAP uma escola de tradição. Ao mesmo tempo em que preserva suas raízes, projeta constantemente o novo pela permanente atualização de seu projeto pedagógico, sempre voltado para a formação de cidadãos livres, conscientes, solidários e críticos.
O CEAP oferece toda a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). É uma escola mantida pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC. O CEAP é ligado à Comunidade Evangélica Ijuí, filiada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
A escola comunitária surgia em 1899, quando Ijuí ainda era uma Colônia em seu início. A “Colônia Ijuhy” fora fundada em 1890. Passou por várias fases, evoluindo à medida que a Colônia emancipou-se, em 1912. Nos anos 30 o crescimento da Escola se defronta com um dos períodos mais difíceis, durante o Estado Novo.
É quando passa a ser integrada à Comunidade Evangélica Ijuí. No final dos anos 40 a criação do Ginásio é uma das marcas, e nos anos 50 a Escola assume a denominação que tem até hoje, Colégio Evangélico Augusto Pestana.
As transformações sociais e, consequentemente, educacionais, seguem, nas décadas seguintes, também influenciando o CEAP. Avanços tecnológicos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, globalização e as revoluções do Século 21 desafiam constantemente a Escola na tarefa de ajudar a construir cidadãos livres, conscientes e críticos.