9º ano do EF - Grandes Construções da humanidade

Alunos do Nono Ano do CEAP criam réplicas em escala matemática  de grandes construções da humanidade


Notícia publicada em 30/05/2024 01:22 -
Geral
Ensino Fun...

Alunos do Nono Ano do CEAP criam réplicas em escala matemática

 de grandes construções da humanidade

 

A Escola CEAP tem o orgulho de anunciar a exposição de réplicas em escala matemática de grandes construções da humanidade, desenvolvidas pelos alunos do nono ano durante as aulas de matemática. O projeto, idealizado como um desafio para aplicar conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula, resultou em um trabalho surpreendente e inspirador.

A ideia surgiu enquanto os estudantes resolviam problemas matemáticos relacionados a aviões, helicópteros, castelos e pontes. O questionamento "e se fizéssemos uma maquete de grandes construções da humanidade em escala matemática?" motivou os alunos a aceitar o desafio. Como resultado, o saguão da escola agora abriga réplicas impressionantes do Coliseu, do Titanic, do Museu do Louvre, de foguetes, de um navio cargueiro, de um autódromo, de um templo maia, das pirâmides do Egito, entre outros.

Para a construção dessas maquetes, os alunos aplicaram conhecimentos de proporcionalidade, regra de três e semelhança de polígonos, além de realizar cálculos de custos dos materiais utilizados. As escalas, que são cálculos essenciais para manter a proporcionalidade em tamanhos reduzidos, foram fundamentais para a precisão das réplicas. Este projeto não apenas reforçou os conceitos matemáticos, mas também introduziu os alunos ao uso prático desses conhecimentos, similar ao trabalho de profissionais de engenharia e arquitetura.

"A construção de maquetes tornou-se um material didático valioso para nossos alunos. Durante a produção, eles demonstraram criatividade, esmero e o conhecimento matemático necessário, com suporte dado em sala de aula. Os aspectos técnicos fizeram toda a diferença para que o resultado fosse condizente com a realidade," explicou a Professora Fátima Regina Burtet, responsável pelo projeto.

O projeto foi realizado de forma colaborativa, com os alunos trabalhando em grupos, o que promoveu uma aprendizagem significativa e participativa. Os estudantes foram os protagonistas do processo, desenvolvendo também a competência da visão espacial ao utilizar percepção e conhecimentos adquiridos para elaborar modelos reduzidos de grandes construções.

As expectativas foram superadas e a dedicação e competência dos alunos foram evidentes no resultado final. A exposição está aberta para visitação no saguão da escola e é um testemunho do potencial de ensino prático e da aplicação de conhecimentos teóricos na criação de algo tangível e educativo.

 

Lara Elisane Silva – Assessora de Comunicação do CEAP – E-mail: imprensa@ceap.g12.br

Galerias de fotos


Veja mais


Alunos se preparam para simular Júri

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP se preparam p...

CEAP participa da Olimpíada de Matemática - OBEMEP

CEAP participa da Olimpíada de Matemática

6.6.24 - Alunos do Terceirão visitaram a Polícia Civil

Alunos do Terceirão visitaram a Polícia Civil

Copa CEAP 125 anos de FUTSAL

Artilheiros brilham na Copa CEAP 125 anos de FUTSAL