1º ano EF - Música - Confecção de um Tambor Oceano

Confecção de um tambor Oceano


Notícia publicada em 18/12/2023 17:25 -
Geral
Ensino Fun...

AULAS DE MÚSICA

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2º SEMESTRE

 

Proposta de Confecção de um Tambor Oceano

 

Os instrumentos musicais estão presentes em boa parte das músicas e despertam o interesse das crianças. Essa é uma temática ampla em termos de possibilidades e rica em termos de conteúdo, permitindo abordar formas de tocar, ritmos característicos, além de permitir o estudo da cultura relacionada a eles.

A partir dessa temática, a proposta foi a confecção de um tambor oceano (ocean drum). Esse instrumento de percussão possibilita a produção de sons que imitam as ondas quebrando na praia. Sua forma é de um pandeiro fechado e no interior tem uma série de contas de metal. Toca-se segurando o instrumento na horizontal e movimentando os pulsos, de forma que as contas de metal se movam.

Na versão confeccionada pelos alunos foram utilizadas caixas de pizza de papelão, sementes e grãos. Para compor o som do instrumento, as crianças escolheram os diferentes grãos a partir de uma medida aproximada. O tambor oceano foi explorado em canções, sonoplastia e na percepção dos diferentes sons provenientes dos diferentes grupos de grãos e sementes escolhidos por cada um.

Velocidades de movimentação diferentes produzem sons diferentes.

Essa atividade foi realizada em parceria com a professora Artes Rosane Hoffmann que auxiliou na decoração e caracterização do instrumento utilizando várias técnicas. Uma delas foi o mosaico feito pelas crianças com várias tonalidades de azul escolhidas.

 

Professora: Letícia Buchmann

 

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal