1º ano EF - Música - Confecção de um Tambor Oceano

Confecção de um tambor Oceano


Notícia publicada em 18/12/2023 17:25 -
Geral
Ensino Fun...

AULAS DE MÚSICA

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2º SEMESTRE

 

Proposta de Confecção de um Tambor Oceano

 

Os instrumentos musicais estão presentes em boa parte das músicas e despertam o interesse das crianças. Essa é uma temática ampla em termos de possibilidades e rica em termos de conteúdo, permitindo abordar formas de tocar, ritmos característicos, além de permitir o estudo da cultura relacionada a eles.

A partir dessa temática, a proposta foi a confecção de um tambor oceano (ocean drum). Esse instrumento de percussão possibilita a produção de sons que imitam as ondas quebrando na praia. Sua forma é de um pandeiro fechado e no interior tem uma série de contas de metal. Toca-se segurando o instrumento na horizontal e movimentando os pulsos, de forma que as contas de metal se movam.

Na versão confeccionada pelos alunos foram utilizadas caixas de pizza de papelão, sementes e grãos. Para compor o som do instrumento, as crianças escolheram os diferentes grãos a partir de uma medida aproximada. O tambor oceano foi explorado em canções, sonoplastia e na percepção dos diferentes sons provenientes dos diferentes grupos de grãos e sementes escolhidos por cada um.

Velocidades de movimentação diferentes produzem sons diferentes.

Essa atividade foi realizada em parceria com a professora Artes Rosane Hoffmann que auxiliou na decoração e caracterização do instrumento utilizando várias técnicas. Uma delas foi o mosaico feito pelas crianças com várias tonalidades de azul escolhidas.

 

Professora: Letícia Buchmann

 

Galerias de fotos


Veja mais


Alunos se preparam para simular Júri

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP se preparam p...

CEAP participa da Olimpíada de Matemática - OBEMEP

CEAP participa da Olimpíada de Matemática

6.6.24 - Alunos do Terceirão visitaram a Polícia Civil

Alunos do Terceirão visitaram a Polícia Civil

Copa CEAP 125 anos de FUTSAL

Artilheiros brilham na Copa CEAP 125 anos de FUTSAL