Alunos se preparam para simular Júri

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP se preparam para simular um júri


Notícia publicada em 13/06/2024 14:33 -
Geral
Ensino Fun...

12.06.2024

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP se preparam para simular um júri

No início da semana o advogado e pai de aluno, Cristiano Sander, realizou palestra para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí, abordando a organização de um júri. O propósito dessa atividade diz respeito a uma das etapas de preparação de um Júri Simulado, organizado pela professora de Língua Portuguesa, Bianca Terra.

Durante sua apresentação,  Sander detalhou vários aspectos do sistema jurídico e o funcionamento de um julgamento, proporcionando uma visão esclarecedora sobre o assunto. Explanou também sobre a estrutura do sistema judiciário brasileiro, destacando os diferentes tipos de tribunais e suas respectivas competências. Mencionou como as leis são aplicadas em diferentes níveis e a importância da separação de poderes para garantir justiça e imparcialidade.

Em seguida, esclareceu sobre a composição de um júri e o papel do juiz, promotor e advogados de defesa no processo. Além disso, detalhou o processo de seleção dos jurados e como os advogados das partes envolvidas podem questionar e recusar certos jurados para garantir um julgamento justo e imparcial, inclusive os direitos e deveres dos jurados.

Em relação as etapas de um julgamento o advogado descreveu cada uma delas, começando com a seleção do júri, passando pela apresentação de provas e depoimentos, e concluindo com os argumentos finais das partes. Ele também abordou a importância das instruções do juiz ao júri e o processo de deliberação.

Por fim, ele discutiu o impacto das decisões do júri na vida das pessoas e na sociedade, e a importância do sistema de júri como um pilar da democracia e do estado de direito. Ao longo da palestra, Sander incentivou os alunos a participarem ativamente, fazendo perguntas e expressando suas opiniões. Utilizou exemplos práticos e casos fictícios para tornar o conteúdo mais acessível e interessante para os jovens. Sua abordagem não apenas esclareceu dúvidas, mas também despertou o interesse dos alunos pelo funcionamento do sistema judiciário e o papel vital que ele desempenha na sociedade.

A palestra de Cristiano Sander foi uma oportunidade valiosa para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aprenderem sobre a organização de um júri de forma prática e envolvente. Os alunos saíram com suas dúvidas esclarecidas e agora irão finalizar os preparativos para a realização do Júri Simulado que acontecerá nos próximos dias.

 

Lara Elisane Silva - Assessora de Comunicação do CEAP

imprensa@ceap.g12.br

Galerias de fotos