Estudo das reduções leva turmas do CEAP às Missões

5º ano visitou sítios arqueológicos e museus missioneiros


Notícia publicada em 20/12/2016 15:52 -
Ensino Fun...

Estudar a história dos guaranis e a formação dos povos missioneiros a partir das missões jesuíticas é interessante. Estar nos locais onde eles viveram e, ainda, ver de perto e até tocar nos seus vestígios e obras que os marcaram, é altamente significativo. Foi essa a experiência que os alunos do 5º ano do CEAP tiveram na última quinta-feira na viagem de estudos à região das Missões.

A primeira parada foi em Santo Ângelo. Na visita à Catedral Angelopolitana, os alunos tiveram uma aula com o professor de História e Geografia da escola, Uiliam Michael, ainda na praça frontal à igreja enfocando história e geografia da região. Os arcos com os nomes das 30 missões jesuíticas construídas em território brasileiro, argentino e paraguaio nos dois ciclos missioneiros foram atentamente observados pelos alunos.

Junto à Catedral as turmas estudaram os vestígios do alicerce da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio, bem como o poço cavado à época. As formas da réplica da antiga redução, erigida no local da original, em estilo Barroco Guarani, chamaram atenção dos alunos, que estudaram as figuras geométricas utilizadas nas construções guaranis e trazidas pelos padres jesuítas. Também estiveram no Museu, próximo à Catedral, que tem um acervo considerável dos vestígios da saga desses povos no território gaúcho.

Depois as turmas seguiram a São Miguel das Missões para visitar o sítio arqueológico. Lá tiveram uma aula ao ar livre com guias do local. “Ali a história narrada nos livros pode ser visualizada na prática”, salienta o professor Uiliam. À noite o espetáculo Som & Luz complementou a vivência do dia todo. Além dos conteúdos da História, a viagem de estudos permitiu a abordagem de assuntos da Geografia, como paisagens, vegetações e formas de relevo da região, relógio de sol e orientação geográfica dos indígenas e o plano urbanístico das reduções.

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras