CEAPzão 2017: carregando...

Acolhimento às famílias e alunos do 1ºEF ano que vem


Notícia publicada em 21/11/2016 18:37 -
Ensino Fun...

Um encontro marcado pela infância. Esta foi a ideia das atividades do último sábado pela manhã no CEAP. Pais, mães e os alunos que vão estar no 1º ano do Ensino Fundamental em 2017 foram acolhidos na escola com uma programação especial desenvolvida para ambientar todos no espaço que irá recebê-los ao longo do próximo ano. Logo na entrada, crianças para um lado e pais para outro. No auditório, as famílias receberam um marcador de página com a programação da manhã no verso.

A primeira atividade foi acompanhar a contação da história “A grande fábrica de palavras”. A literatura faz uma abordagem sobre o sentido que as palavras podem desencadear na construção da alfabetização e letramento das crianças. Logo em seguida, com o material que haviam recebido na prancheta logo na entrada, os pais resgataram memórias das primeiras escritas no seu tempo de início de alfabetização na escola. Registraram, em pedaços de pano, as primeiras palavras que marcaram o início do processo de cada um.

No terceiro momento, os pais acompanharam uma abordagem feita pela psicóloga Adriana Lucchese Miron sobre o processo de alfabetização. Ressaltou que se trata de mais uma fase no desenvolvimento das crianças e que deve ser encarada como outra fase qualquer da vida. Destacou a postura que os pais devem ter com relação às expectativas das crianças e com o gerenciamento de suas próprias expectativas, encarando sempre como um processo natural, assim como aprender a andar ou falar. Também chamou a atenção para o alto grau de afetividade entre crianças e professora nesta etapa escolar.

Ambientação – Enquanto os pais estavam no auditório, as crianças, divididas em três grupos, passaram por um circuito que envolveu a contação da mesma história que as famílias ouviram, na sala de convivência. No ginásio participaram de brincadeiras com movimento e na quadrinha de cantigas de roda. Depois foram até a sala de aula que irão frequentar no próximo ano. Cada um ganhou um lápis com a identificação da letra inicial de seu nome. Depois fizeram um desenho e foram ambientados ao novo espaço onde as famílias foram encontra-los no final da programação.

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras