Terminou o ensino médio, e agora?

Terminou o ensino médio, e agora?


Notícia publicada em 17/02/2020 13:45 -
Geral
Ensino Méd...

06.01.2020

Terminou o ensino médio, e agora?

 

A vida é feita de ciclos e por isso mesmo encantadora. Nenhum estudante do ensino médio escapa da dúvida sobre qual caminho tomar quando finaliza o terceirão. Essa incerteza é bastante comum e normal, pois, além de serem muitas as opções, não é todo mundo que já sabe exatamente o que fazer depois do ensino médio. 

A vida adulta e profissional está apenas começando, mas o que é melhor: entrar na faculdade ou procurar um bom emprego primeiro? Escolher um curso de curta ou de longa duração?

Para ajudar nessa fase da vida, nós do CEAP – Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí, preparamos algumas sugestões de caminhos a serem tomados a partir de agora. Veja só:

Começar uma faculdade

Hoje, é cada vez mais comum entre os jovens prestar vestibular e ingressar no ensino superior logo após o término do ensino médio. Felizmente, essa realidade se torna cada dia mais possível graças às possibilidades de financiamentos e modalidades dos cursos, que podem ser feitos de maneira presencial ou a distância (EAD).

A grande vantagem de começar um curso d egraduação antes de ingressar de vez no mercado de trabalho é que, com uma qualificação em mãos, as chances de conseguir um bom emprego se tornam ainda maiores, uma vez que a competitividade está bastante acirrada.

Além disso, para adquirir experiência, é possível também realizar estágios na área do curso que optou por estudar, sendo que grande parte das empresas contratam seus estagiários após o término do período de estágio. Por fim, vale a pena destacar que a vivência na faculdade definitivamente vale a pena. Além de estar em contato direto com o conhecimento, você vai conhecer pessoas novas, montar uma rede de contatos e descobrir ainda mais sobre a área que escolheu. E após a graduação a formação educacional pode seguir com especialização, mestrado, e doutorado que podem ser feitos fora do país.

Fazer um curso técnico

Apesar de serem mais curtos, os cursos técnicos são tão bem-vistos no mercado de trabalho quanto os cursos de graduação tradicionais. Sendo assim, não se engane: apesar da diferença no tempo de duração, esse não é necessariamente um caminho mais fácil quando comparado à faculdade.

Uma vantagem interessante desse tipo de curso é que você pode iniciá-lo estando ainda no ensino médio. Ou seja, se você está prestes a se formar, mas ainda faltam alguns meses para que isso aconteça, já pode ir aproveitando as oportunidades que possam vir a aparecer. Focados bem mais na prática do que na teoria, o objetivo do curso técnico é formar trabalhadores qualificados e aptos a ingressarem de vez no mercado de trabalho.

Fazer intercâmbio

Caso tenha a oportunidade, fazer um intercâmbio logo após o término do ensino médio é definitivamente uma experiência que você carregará para a vida. Isso porque, além de conhecer um país diferente, fazer novas amizades e visitar lugares incríveis, você vai adquirir um diferencial bastante valorizado pelo mercado de trabalho: a fluência em outro idioma.

Aliás, nos dias de hoje, ter um nível de inglês avançado é mais do que um diferencial para algumas áreas, chegando a ser uma exigência. Sendo assim, países de língua inglesa como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra ou até mesmo a Austrália e a Nova Zelândia são destinos bastante procurados pelos jovens que desejam embarcar nessa aventura após se formarem na escola.

Se você é maior de idade, pode tirar vantagem de uma opção igualmente interessante: em países como a Irlanda, os estudantes podem trabalhar em empregos de meio período, podendo, assim, custear os gastos do dia a dia. Nesses casos, além de estudar, você ainda adquire uma experiência de trabalho internacional. Ótimo, não é mesmo?

Procurar um emprego

Como você provavelmente já sabe, escolher qual caminho traçar após o fim do terceiro ano não é uma tarefa das mais fáceis, uma vez que nem todo mundo tem a vantagem de saber o que quer para a vida já nesse momento.

Por esse motivo, procurar um emprego pode ser um passo interessante para que você possa descobrir o que realmente gosta. Aproveitar as oportunidades logo quando elas aparecem é também uma escolha certa, levando em consideração a situação atual do mercado de trabalho.

As vagas de trabalho temporário, que costumam surgir em abundância em determinadas épocas do ano, podem ser um bom começo, sobretudo para quem ainda não tem certeza do que deseja fazer após se formar na escola. Isso porque elas ajudam o trabalhador a entender a fundo a dinâmica de uma profissão — e nada melhor do que aprender isso na prática. Sendo assim, prepare bem o seu currículo e fique de olho nas oportunidades!

Estudar para concurso

Os concursos públicos são ótimas opções para quem almeja a tão sonhada estabilidade. No entanto, como você provavelmente já sabe, passar em um não é algo fácil. Apesar de ser um caminho repleto de benefícios, estudar para concurso logo após o término do ensino médio tem seus pontos positivos e negativos, que devem ser levados em consideração com bastante planejamento.

Ao pular a faculdade, o estudante perde algumas etapas interessantes da vida acadêmica e profissional, como o conhecimento em uma área específica, o networking e a possibilidade de realizar estágios. Por outro lado, o aluno que acaba de sair da escola certamente tem frescos em sua mente os conteúdos que poderão cair nas provas de concurso — o que é uma vantagem e tanto. Sendo assim, procure colocar na balança as duas opções e, caso decida que esse é um caminho interessante, siga em frente!

Agora que você já tem em mãos algumas sugestões interessantes sobre o que fazer depois do ensino médio, não deixe de analisá-las, levando sempre em consideração aquilo que você gosta e que deseja para a sua vida. Assim, suas chances de iniciar uma caminhada de sucesso certamente estarão cada vez mais próximas!

 

No registro fotográfico:

Turma de formando do ensino médio de 2019 do CEAP – Colégio Evangélico Augusto Pestana.

 

 

Lara Silva – Assessora de Comunicação - CEAP

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal