TEMPOS DE (RE) ELABORAÇÃO

Notícia publicada em 20/06/2022 13:19 -
Geral
Ensino Méd...

TEMPOS DE (RE) ELABORAÇÃO

O ano de 2022 representa para o universo escolar um tempo de muitos desafios. É a retomada de uma rotina, descontruída em 2020, em decorrência da pandemia, e essa retomada pressupõe diversas implicações. Trata-se de um tempo de dúvidas, inseguranças, preocupações e temores e, por conseguinte, muita ansiedade.

Esse retorno às aulas presenciais significou para a maioria dos estudantes reaprender a transitar na rotina escolar com intensas expectativas. Porém, aos estudantes da 3ª série do ensino médio, do Terceirão, além dessa condição, vivem a ansiedade da separação daqueles com os quais conviveram por longa data e das escolhas sobre quais caminhos seguir. 

Sensível a esse contexto e às demandas provenientes de um período de muitas instabilidades, a equipe diretiva pedagógica do Colégio Evangélico Augusto Pestana – CEAP - oportunizou aos estudantes da 3ª série do ensino médio momentos de acolhimento e reflexão sobre as implicações desse tempo que repercutem em suas escolhas, pós ensino médio. E para qualificar esse trabalho, convidou-se a psicóloga Sônia Arriens Cassel, profissional com longa experiência junto a adolescentes.

Para Sônia, a escola (a educação), vive um momento de perplexidade, sem definição de como conciliar as necessidades de um mundo moderno, de uma sociedade em mudança permanente, em crises de valores e de ética, com uma proposta educacional que prepare “o homem do futuro”. O adolescente tem como um dos seus problemas centrais a busca de sua identidade, na qual se inclui a identidade ocupacional. O grande número de profissões existentes, as dificuldades de mercado de trabalho, a pressão e a expectativa familiares, as exigências do grupo de iguais coloca uma pedra no caminho de quem deve escolher (Wainberg).  Com base nessa premissa, Arriens destacou   a importância da iniciativa do CEAP em oportunizar aos estudantes da 3ª série do ensino médio um espaço para externalização dos sentimentos, emoções, angústias e expectativas. Eles puderam compartilhar dúvidas e enfrentamentos, partindo do pressuposto que o adolescente procura no grupo de iguais uma forma de identificação, apoio, refúgio, segurança e energia, complementou Sônia.

Além disso, a sala de aula, é um lugar imaginário, além do espaço real de cadeiras e classes. Ela é o que o estudante percebe a partir de sua história, seus desejos e seus medos. Na escola acontece um interjogo de forças inconscientes que se cruzam, opõem-se, conflituam-se ou se reforçam, através de situações manifestas, claras e evidentes, ou de um sutil operar oculto, latente, e, nem por isso, menos operante. Cria-se uma dinâmica grupal que precisa ser compreendida.

O resultado esperado deste trabalho é, segundo a professora e Orientadora Educacional, Enedina Budel Casalini, o reconhecimento das próprias emoções com um olhar generoso, permitindo convivência harmoniosa consigo mesmo para enfrentar desafios e sair deles mais fortes, bem como encarar eventuais fracassos como possibilidade de aprendizado constante.

Para a coordenadora pedagógica do ensino médio do CEAP, professora Sandra Rychescki, 2022 constitui-se em um ano adverso, especialmente aos estudantes concluintes da educação básica – do TERCEIRÃO - atropelados pela pandemia exatamente no período de ingresso ao ensino médio. Então, fez-se necessário, inicialmente, enfrentar as incertezas, as fragilidades, o medo do porvir, retomar o convívio social e a percepção das implicações de uma ruptura no ritmo dos estudos, bem como da exiguidade do tempo para amenizar os impactos do afastamento escolar/social. Atento a essa realidade, o CEAP busca oferecer aos estudantes espaços para escutar as suas necessidades, entendê-las e projetar possibilidades e caminhos.

Quando se fala em projeto pessoal profissional, estamos falando em mais do que simplesmente ter um objetivo ou um sonho, é uma meta de vida. Para que o projeto tenha chances reais de se concretizar, é fundamental auscultar, externar, compartilhar, conhecer e se reconhecer, aspirar, vibrar, escolher, arrepender-se, reestruturar, reelaborar, acolher e se deixar acolher nas infinitas facetas de um porvir pulsante e desejado. E a escola é um dos espaços privilegiados para que o estudante possa compreender e se compreender diante da complexidade das escolhas pessoais e profissionais.

Galerias de fotos


Veja mais


2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa