Psicólogo abordou temas como o jogo da baleia azul
Um bom público compareceu na noite de quarta-feira ao auditório do CEAP para acompanhar a palestra “Para além da baleia azul”. A ideia foi abordar, com o psicólogo Daniel Ruwer (Secretaria Municipal de Educação e Unijuí), aspectos do cotidiano que envolvem as relações familiares e que podem levar crianças, jovens e adolescentes a comportamentos como o do envolvimento com o jogo que ganhou espaço maior na mídia recentemente.
Ruwer chamou a atenção para algumas características dos comportamentos da sociedade atual, que contribuem para o afastamento de pais e filhos e outras consequências. Falou da fragilização das relações, do individualismo e consumismo. Disse que vivemos em um tempo “que nos convoca a não sofrer (negação do sofrimento); a cultura diz que você tem que ser feliz”.
Assim, há uma substituição de vínculos e pessoas por objetos (daí o consumismo), e “cada um é o que tem”. Além disso, o psicólogo chamou a atenção para o fato de que as crianças têm uma percepção de tempo diferente que dos adultos. “Eles vão fazer aniversário somente daqui a um ano, e isso é muito para eles. Para os adultos o Natal parece que foi ontem. Nossa percepção do tempo mudou”. Nessa “pressa”, as experiências familiares, como o sentar e conversar, ficam de lado e, sem elas, Ruwer afirmou que “se esvazia o sentido da vida”.
Veja mais
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimentos
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimento...
OBMEP - Mirim 2025
OBMEP - IMPA - 2025
CEAP em, The Special Delivery
CEAP em, The Special Delivery
Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal
Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal
Campanha de descarte consciente
Campanha de descarte consciente