Relacionamento familiar foi tema de palestra no CEAP

Psicólogo abordou temas como o jogo da baleia azul


Notícia publicada em 05/05/2017 11:35 -
Geral

     Um bom público compareceu na noite de quarta-feira ao auditório do CEAP para acompanhar a palestra “Para além da baleia azul”. A ideia foi abordar, com o psicólogo Daniel Ruwer (Secretaria Municipal de Educação e Unijuí), aspectos do cotidiano que envolvem as relações familiares e que podem levar crianças, jovens e adolescentes a comportamentos como o do envolvimento com o jogo que ganhou espaço maior na mídia recentemente.

     Ruwer chamou a atenção para algumas características dos comportamentos da sociedade atual, que contribuem para o afastamento de pais e filhos e outras consequências. Falou da fragilização das relações, do individualismo e consumismo. Disse que vivemos em um tempo “que nos convoca a não sofrer (negação do sofrimento); a cultura diz que você tem que ser feliz”.

     Assim, há uma substituição de vínculos e pessoas por objetos (daí o consumismo), e “cada um é o que tem”.  Além disso, o psicólogo chamou a atenção para o fato de que as crianças têm uma percepção de tempo diferente que dos adultos. “Eles vão fazer aniversário somente daqui a um ano, e isso é muito para eles. Para os adultos o Natal parece que foi ontem. Nossa percepção do tempo mudou”. Nessa “pressa”, as experiências familiares, como o sentar e conversar, ficam de lado e, sem elas, Ruwer afirmou que “se esvazia o sentido da vida”.

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal