Psicólogo abordou temas como o jogo da baleia azul
Um bom público compareceu na noite de quarta-feira ao auditório do CEAP para acompanhar a palestra “Para além da baleia azul”. A ideia foi abordar, com o psicólogo Daniel Ruwer (Secretaria Municipal de Educação e Unijuí), aspectos do cotidiano que envolvem as relações familiares e que podem levar crianças, jovens e adolescentes a comportamentos como o do envolvimento com o jogo que ganhou espaço maior na mídia recentemente.
Ruwer chamou a atenção para algumas características dos comportamentos da sociedade atual, que contribuem para o afastamento de pais e filhos e outras consequências. Falou da fragilização das relações, do individualismo e consumismo. Disse que vivemos em um tempo “que nos convoca a não sofrer (negação do sofrimento); a cultura diz que você tem que ser feliz”.
Assim, há uma substituição de vínculos e pessoas por objetos (daí o consumismo), e “cada um é o que tem”. Além disso, o psicólogo chamou a atenção para o fato de que as crianças têm uma percepção de tempo diferente que dos adultos. “Eles vão fazer aniversário somente daqui a um ano, e isso é muito para eles. Para os adultos o Natal parece que foi ontem. Nossa percepção do tempo mudou”. Nessa “pressa”, as experiências familiares, como o sentar e conversar, ficam de lado e, sem elas, Ruwer afirmou que “se esvazia o sentido da vida”.
Veja mais
7º ano - Teatro de Máscaras
Teatro de máscaras
Aula de violino nos Anos Iniciais
Aula de violino nos Anos Iniciais
ONDA RESTAURATIVA NO CEAP
ONDA RESTAURATIVA NO CEAP
Pré 2 visita o Museu
Pré 2 visita o Museu