Rede Sinodal de Educação trata da cultura do feedback e de finanças

Cultura do feedback e de finanças


Notícia publicada em 27/03/2024 19:43 -
Geral

Rede Sinodal de Educação trata da cultura do feedback e de finanças

Formação Executiva iniciou hoje e terá continuidade na sexta-feira

 

Reunidos no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, 110 profissionais de escolas da Rede Sinodal de Educação (RSE), entre coordenadores e lideranças administrativas, participam de Formação Executiva. O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março.

Entre os assuntos abordados estão estratégia empresarial, finanças, marketing, gestão de recursos humanos, negociação, tomada de decisões, comunicação eficaz e liderança. As palestras também oportunizam atividades práticas e momentos especiais de interação.

 

Feedback

 

Um dos temas destacados tratou da “Cultura de feedback na educação”, com a psicóloga Caroline de Cezaro, especialista em Avaliação Psicológica e Gestão Estratégica de Pessoas. Entre conceitos e exemplos, a profissional contou com os questionamentos e pontos de vista dos participantes, além de dinâmicas em grupo para apresentação de cases práticos.

“Feedback é o retorno sobre os comportamentos e atitudes dos colaboradores e equipes; prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho profissional de alguém. Feedback é um presente, pode ser dado por qualquer pessoa da instituição para qualquer colega”, resumiu Caroline.

A psicóloga alertou para que o feedback não seja algo vazio, ele precisa trazer diretrizes. “Precisamos sair do linear de certo e errado, evoluindo para um aspecto mais exponencial, trazendo uma conexão com o que ocorre na realidade”, explicou.

Ela também chamou a atenção para o hábito do feedback na relação dos pais com seus filhos. “É preciso aprender a dizer não, crianças precisam saber lidar com a frustração. No mercado de trabalho, por exemplo, o problema não é elogiar e dar feedback positivo diariamente, mas sim que esses retornos tenham relação com as entregas. E o reconhecimento não deve vir somente no aspecto financeiro, precisa vir por outras práticas também. É preciso equilíbrio na dose, sabendo diferenciar ‘antídoto’ e ‘veneno’”, alertou a palestrante.

Em termos conceituais, Caroline também abordou as formas de feedback, divididas em não-verbal (reações), por escrito e verbal. Ainda enumerou os tipos, podendo ser positivo/reconhecimento, com o objetivo de reforçar um comportamento; construtivo, que objetiva modificar um comportamento; insignificante, que pode ser classificado como vago, genérico e que não causa efeito positivo nem negativo; ofensivo, com uso de comunicação agressiva e ameaçadora; estruturado, quando requer um momento formal para ser tratado; e não-estruturado, que são os feedbacks de “corredor”, aproveitando alguma situação.

 

Finanças corporativas

 

Simultaneamente, outro grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas, conduzida pelos representantes da Montebravo Corretora, Alex Silva e Bruno Gass. “Educação financeira é 25% dinheiro ou investimento, mas 75% comportamento”, alertou Silva.

A conversa girou em torno de cenário econômico, inflação e juros, precificação de ativos, remuneração do capital, informações contábeis, gestão da liquidez e do caixa, informações e controles gerenciais, gestão de custos, eficiência e resultado sustentável.

Os palestrantes enalteceram a importância da criação de hábitos, o que tem relação direta com o consumo consciente e a liberdade financeira. “Quando esse assunto é pauta de trabalho com a família, com os filhos, por exemplo, não necessariamente interessa quanto, mas o começar a investir”, concluiu Silva.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 

LEGENDAS DAS FOTOS

Representando o CEAP de Ijuí - Clarice Ruver e Geni Machado

4498 – Grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas

4504 – Coordenadores de curso do Ensino Superior também participaram de palestra sobre o tema “Os quatro fatores essenciais para gestão em educação”

4466 / 4544 – Além de conceitos, coordenadores e líderes administrativos estiveram envolvidos em dinâmicas para apresentação de cases práticos de feedback

 

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal