Rede Sinodal de Educação trata da cultura do feedback e de finanças

Cultura do feedback e de finanças


Notícia publicada em 27/03/2024 19:43 -
Geral

Rede Sinodal de Educação trata da cultura do feedback e de finanças

Formação Executiva iniciou hoje e terá continuidade na sexta-feira

 

Reunidos no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, 110 profissionais de escolas da Rede Sinodal de Educação (RSE), entre coordenadores e lideranças administrativas, participam de Formação Executiva. O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março.

Entre os assuntos abordados estão estratégia empresarial, finanças, marketing, gestão de recursos humanos, negociação, tomada de decisões, comunicação eficaz e liderança. As palestras também oportunizam atividades práticas e momentos especiais de interação.

 

Feedback

 

Um dos temas destacados tratou da “Cultura de feedback na educação”, com a psicóloga Caroline de Cezaro, especialista em Avaliação Psicológica e Gestão Estratégica de Pessoas. Entre conceitos e exemplos, a profissional contou com os questionamentos e pontos de vista dos participantes, além de dinâmicas em grupo para apresentação de cases práticos.

“Feedback é o retorno sobre os comportamentos e atitudes dos colaboradores e equipes; prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho profissional de alguém. Feedback é um presente, pode ser dado por qualquer pessoa da instituição para qualquer colega”, resumiu Caroline.

A psicóloga alertou para que o feedback não seja algo vazio, ele precisa trazer diretrizes. “Precisamos sair do linear de certo e errado, evoluindo para um aspecto mais exponencial, trazendo uma conexão com o que ocorre na realidade”, explicou.

Ela também chamou a atenção para o hábito do feedback na relação dos pais com seus filhos. “É preciso aprender a dizer não, crianças precisam saber lidar com a frustração. No mercado de trabalho, por exemplo, o problema não é elogiar e dar feedback positivo diariamente, mas sim que esses retornos tenham relação com as entregas. E o reconhecimento não deve vir somente no aspecto financeiro, precisa vir por outras práticas também. É preciso equilíbrio na dose, sabendo diferenciar ‘antídoto’ e ‘veneno’”, alertou a palestrante.

Em termos conceituais, Caroline também abordou as formas de feedback, divididas em não-verbal (reações), por escrito e verbal. Ainda enumerou os tipos, podendo ser positivo/reconhecimento, com o objetivo de reforçar um comportamento; construtivo, que objetiva modificar um comportamento; insignificante, que pode ser classificado como vago, genérico e que não causa efeito positivo nem negativo; ofensivo, com uso de comunicação agressiva e ameaçadora; estruturado, quando requer um momento formal para ser tratado; e não-estruturado, que são os feedbacks de “corredor”, aproveitando alguma situação.

 

Finanças corporativas

 

Simultaneamente, outro grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas, conduzida pelos representantes da Montebravo Corretora, Alex Silva e Bruno Gass. “Educação financeira é 25% dinheiro ou investimento, mas 75% comportamento”, alertou Silva.

A conversa girou em torno de cenário econômico, inflação e juros, precificação de ativos, remuneração do capital, informações contábeis, gestão da liquidez e do caixa, informações e controles gerenciais, gestão de custos, eficiência e resultado sustentável.

Os palestrantes enalteceram a importância da criação de hábitos, o que tem relação direta com o consumo consciente e a liberdade financeira. “Quando esse assunto é pauta de trabalho com a família, com os filhos, por exemplo, não necessariamente interessa quanto, mas o começar a investir”, concluiu Silva.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 

LEGENDAS DAS FOTOS

Representando o CEAP de Ijuí - Clarice Ruver e Geni Machado

4498 – Grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas

4504 – Coordenadores de curso do Ensino Superior também participaram de palestra sobre o tema “Os quatro fatores essenciais para gestão em educação”

4466 / 4544 – Além de conceitos, coordenadores e líderes administrativos estiveram envolvidos em dinâmicas para apresentação de cases práticos de feedback

 

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

Galerias de fotos


Veja mais


Mostra Científica: Saberes em Ação

Mostra Científica: Saberes em Ação

Educação financeira no 9º ano

Educação financeira no 9º ano

Festival de Ginástica Artística do CEAP

Festival de Ginástica Artística do CEAP

Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental

Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental

CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí - 2024

CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí