Projeto - Futuro da Pesquisa no Brasil

Futuro da Pesquisa


Notícia publicada em 08/10/2018 11:28 -
Geral
Ensino Méd...

O FUTURO DA PESQUISA BRASILEIRA EM QUESTÃO

 

Com o risco de redução do orçamento de bolsas para pesquisas nas universidades brasileiras, o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a suspensão de diversas pesquisas em andamento nas universidades brasileiras. A partir dessa notícia os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico de Ijuí foram desafiados a investigar a opinião de estudantes de ensino médio, de um grupo de escolas públicas e privadas de Ijuí, a respeito da situação em questão.

A importância dessa pesquisa é alertar a esse grupo de jovens alunos quanto ao risco do futuro da pesquisa no Brasil, considerando ser o conjunto de pessoas que constituirão os grupos de pesquisas do amanhã. Por essa razão, o conhecimento e a formação de opinião sobre tema é de extrema importância para fins de contribuir em estratégias de mobilização para revisão da situação.

Objetivos:

  • Levantar dados sobre a informação dos estudantes do Ensino Médio a respeito do tema.
  • Conscientizar a população sobre as possibilidades do corte para orçamentos e verbas para pesquisas nas universidades.
  • Divulgar os resultados de modo a esclarecer sobre o tema, contribuindo na formação de opinião e estratégias para mobilização.

Metodologia:

O tema desse estudo foi selecionado pela professora de Metodologia da Pesquisa e foi apresentado aos alunos no dia 06 de agosto de 2018 através de dois textos jornalísticos, gênero reportagem que tratavam sobre o corte de verbas para pesquisa, previsto para o ano 2019. Os alunos, depois de discutirem a respeito do tema e do texto, elaboraram enunciados para constituição de um questionário a ser aplicado em estudantes do ensino médio em escolas de Ijuí. Através de contato telefônico houve o agendamento para a aplicação do questionário em salas de aula de 7 escolas, sendo todos aplicados na manhã do dia 21 de agosto.  Na mesma manhã, a tabulação dos resultados começou a acontecer. O questionário apresentou questões relacionadas ao conhecimento a respeito da informação, a fonte de informação, consciência sobre os impactos que seriam gerados, as intenções de protestos, as possibilidades de alteração diante do quadro de eleições presidenciais em outubro de 2018 e imagem do Brasil no exterior. Na sequência do trabalho, os dados coletados foram representados em gráficos cujo padrão para formatação e impressão foi decidido pelo coletivo de alunos. Como tratamento final, as informações foram organizadas por turma, por escola e total.

Resultados:

Os resultados foram apresentados nas entrevistas de Rádio e estão nas imagens em gráficos nos anexos.

 

AGRADECIMENTOS:

As Radios - Jornal da Manhã, Unijuí FM e Repórter.

Galerias de fotos


Veja mais


29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação