19.02.2020 - Primeiro Caderno

Primeiro caderno


Notícia publicada em 21/02/2020 14:13 -
Geral
Ensino Fun...

 
Alunos recebem o 1º caderno de atividades no CEAP

Um dos períodos importantes da infância é quando a criança se apropria das formas de comunicação. A partir daí adquire a habilidade da leitura e da escrita, o que permite que elas ampliem sua experiência cultural.

No CEAP de Ijuí, foi nesta semana que as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, receberam os seus primeiros cadernos. O objetivo é preparar os estudantes para o início do Ensino Fundamental, por este motivo o Colégio trabalha o letramento desde os primeiros níveis da Educação Infantil. Assim, o processo de ludicidade dá espaço ao conhecimento do alfabeto e ao exercício da leitura e da escrita de forma natural.

Nas atividades com o “Primeiro Caderno”, as crianças compreendem o uso desta ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas, a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro. A utilização do caderno desenvolve nas crianças habilidades de criar e poder modificar, que serão base para toda a sua vida.

As turmas do 1º ano das professoras Gilse Golnik e Simone Sabo, realizaram juramento para poderem usar o seu 1º caderno de atividades do Ensino Fundamental. A cerimônia foi conduzida pelas professoras junto com a Coordenadora Pedagógica Mariluza Lucchese, que ao entregarem o caderno conduziam os alunos ao registro da foto oficial.

O início da fase escolar é um momento de grandes descobertas. É nesta época que se formam os primeiros vínculos de amizade, que se aprende a escrever o nome das pessoas queridas e que se desenvolvem as noções básicas de convivência, como o respeito, a importância de dividir e de se importar com o outro.

 

Lara Elisane Silva - Assessora de Comunicação - CEAP

Galerias de fotos


Veja mais


Olhares Investigativos

Olhares Investigativos

Programação de 2021 iniciou no CEAP

Programação de 2021 iniciou no CEAP

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”

01.03.2021 - De volta à rotina

Organize suas atividades