Estudantes do CEAP premiados na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola, a qual promove conhecimento, novas experiências e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos.
Os estudantes participantes da OBG deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.
A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.
A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. Pretende-se ainda ser um espaço de inovação que possa auxiliar os/as professores/as nos seus diversos desafios diários relacionados à prática pedagógica e à formação continuada.
O Colégio Evangélico Augusto Pestana teve 12 estudantes premiados, 6 com medalhas de Ouro e 6 medalhistas na categoria Bronze. O professor orientador das equipes é o Professor Uiliam Michael, licenciado em geografia, que sempre busca em suas práticas pedagógicas e dinâmicas de sala de aula, incentivar os estudantes a desafios dessa natureza.
Categoria Ouro:
Bárbara Streit Schussler, Felipe Terra Milani, Rafaela Bugs Vione - estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental
Categoria Ouro:
Valentino Ceolin Dalazen, Rafael Bortoluzzi Corrêa, Leonardo do Amarante de Oliveira - estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Categoria Bronze:
Maria Clara Toledo da Cruz, Júlia Boger Bonfada, Sara da Silva Bueno - estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Categoria Bronze:
Sofia Casagrande Kuzli, Alice Basilio Uggeri, Gabriela Coracini de Souza - estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Galerias de fotos
Veja mais
4º ano B | EF - Educação Tecnológica
4º ano B | EF - Educação Tecnológica
Palestra sobre Medicina para alunos da 3ª série do CEAP
Dr. Alexandre Bestetti ministra palestra sobre Medicina para...
Professora da Letônia visita o CEAP
Professora da Letônia visita o CEAP
Projeto de Educação Tecnológica no CEAP
Projeto de Educação Tecnológica no CEAP
O Primeiro caderno no 1º ano do Ensino Fundamental
O Primeiro caderno no 1º ano do Ensino Fundamental