Olhares Investigativos

Olhares Investigativos


Notícia publicada em 13/04/2021 01:36 -
Geral

Olhares Investigativos

Abordagem temática do CEAPzinho em 2021 O olhar é deveras revelador. Quem nunca observou aquele olhinho arregalado e brilhante acompanhando o movimento de um pequeno bichinho no jardim?

Ou, quem jamais contemplou uma criança observando sua imagem no espelho? Ou, ainda, quem já não ouviu a pergunta “O que há no final do arcoíris?

” As crianças por natureza são observadoras e manifestam o desejo de conhecer, potencializado através de perguntas constantes, que endereçam aos adultos ou ao ambiente a sua volta. Podemos afirmar que o olhar curioso e os questionamentos são peculiares à infância.

Neste sentido, na Escola Infantil existe um rico espaço para romper com a estreiteza do olhar do adulto, e deixar o fervor das perguntas ganhar o cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da criança na perspectiva da investigação.

A postura investigativa materializa-se na busca de estratégias à superação de problemas cotidianos, para que a criança possa progressivamente compreender processos e fenômenos e romper com ideias do senso comum, constituídas na informalidade.

É uma atitude cotidiana que se desencadeia através de perguntas, de muitas perguntas, mas também, através do espantarse com aquilo que se vê, nas diferentes etapas da vida.

Práticas pedagógicas pautadas no viés da investigação proporcionam que a criança, através de suas próprias descobertas, atue como protagonista e coconstrutora de sua aprendizagem.

Também, fornecem elementos para que o professor possa observar, interpretar e conhecer a lógica interrogativa constitutiva de cada criança. A criança investiga ao manipular e explorar materiais, ao observar situações cotidianas para compreender a realidade, para sanar suas dúvidas ou os questionamentos apresentados pelo professor.

As habilidades de observar, classificar informações e materiais e, especialmente, analisá-los são necessárias a este processo e contribuem para uma progressiva alfabetização científica.

Além disso, vale destacar a importância de uma escuta sensível às experiências da criança, provenientes do seu contexto ou núcleo familiar, e a inserção destas, na perspectiva da cientificidade, no currículo escolar, como elemento sinalizador ao fio condutor da prática docente.

Com base nessas considerações, elegemos o tema “Olhares Investigativos” para balizar o trabalho pedagógico do CEAPzinho, em 2021.

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