Liderança em construção

Alunos da região em evento da Rede Sinodal


Notícia publicada em 31/03/2017 15:00 -
Geral

     Foram mais de 70 alunos de 7 escolas participando do 23º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, Região Missões. O encontro foi sediado pelo Colégio Evangélico Panambi, em Panambi, no último final de semana. “Atitude” foi a palavra motivacional. O CEAP esteve representado pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio Ana Luiza Carneiro Strey, Arthur Herter Liebich, Juliana Dick Casagrande e Laura Diel Boufleuer, acompanhados da professora e orientadora educacional Enedina Budel Casalini.

     A proposta foi proporcionar aos alunos das escolas da Rede Sinodal da região momentos de desafio e superação. E isso aconteceu de várias maneiras, com palestras, vivências práticas e trocas de ideais. Na abertura a nova coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Joni Roloff Schneider, saudou os participantes. Logo em seguida a primeira palestra, com o Missionário Romildo, abordou a Liderança de Lutero.

     O missionário destacou que as atitudes de Martinho Lutero foram de estudo e de liderança. “Liderança não é cargo, é vocação, exercida em diferentes lugares”.     O palestrante lembrou os alunos de que na Bíblia “não há a palavra líder, mas sim atitudes de servir, e não de ser servido. Não se nasce líder, mas se constitui”, salientou, utilizando os discípulos de Jesus como exemplo. Também chamou a atenção para o fato de que Jesus ficou 90% do tempo de sua vida se preparando para realizar seu ministério em apenas 10% da vida. “A liderança está lá, mas precisa ser desenvolvida”. E voltou a falar do exemplo de Lutero, e de sua esposa Catarina, que 500 anos depois são lembrados pelo que fizeram, pelo que se doaram, “mesmo sem terem sido eleitos para cargo algum de liderança”.

Dinâmica de inclusão – Uma das atividades práticas dividiu os participantes em grupos de três. Um representava um cego, outro um surdo mudo e o terceiro apenas observava. Depois fizeram, coletivamente, comentários sobre o que sentiram e perceberam. Diversas atividades, pequenas conversas e dinâmicas foram coordenadas, durante a tarde do primeiro dia, por professores e alunos da Faculdade Batista Pioneira de Ijuí.

     Em uma das ações, no caminho do local do almoço até o parque onde se encontrariam, os grupos de alunos precisavam fazer atos de gentileza para pessoas que encontrassem, registrando com fotos esses momentos. Os professores Gabriel Lautert e Josemar Modes, da Faculdade, coordenaram reflexões a respeito da atividade. No final do dia os alunos praticaram arborismo, com auxílio de pessoas da comunidade. E as atividades foram concluídas com uma roda de conversa, com chimarrão e violão, seguida do compartilhamento de atividades que são desenvolvidas pelos grêmios estudantis em acada escola da Rede Sinodal.

     Na manhã de sábado, depois da mensagem do pastor Neomar Matte, o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, falou sobre liderança. Utilizando vídeos e provocando os alunos com questionamentos, disse, entre outras coisas, que o líder não precisa aparecer. E que às vezes tem sina de solidão porque precisa decidir no final. “Liderar é conduzir por livre e espontânea vontade. Educar pelo exemplo”. E sugeriu, ao final, um plano de ação para os líderes”. Uma das definições do encontro oi a de que todos os grêmios estudantis das escolas irão desenvolver, até outubro, alguma ação social e, depois, compartilhar as propostas e resultados com os demais grêmios. Os alunos do CEAP irão compartilhar a experiência do evento de Panambi com os líderes de turma e diretoria do GEMLI no Seminário Interno de Líderes no dia 6 de maio. 

Galerias de fotos


Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte