Desfile Cívico Militar - 2022

7 de setembro de 2022


Notícia publicada em 07/09/2022 23:03 -
Geral

Datas homenageadas pelo CEAP:

200 Anos da Independência do Brasil

100 Anos da Semana da Arte Moderna

50 Anos de Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O COLÉGIO EVANGÉLICO AUGUSTO PESTANA participou do desfile Cívico Militar do dia 7 de setembro em Ijuí. 

Durante a passagem da delegação foi lido o seguinte texto:

CEAP, foi fundado em 1899 e completa, neste ano, 123 anos marcados pela seriedade e responsabilidade com a educação. A ênfase nos valores e as raízes no luteranismo fazem do CEAP uma escola de tradição. Ao mesmo tempo em que preserva suas raízes, projeta constantemente o novo pela permanente atualização de seu projeto pedagógico, sempre voltado para a formação de cidadãos livres, conscientes, solidários e críticos.

O CEAP integra o conjunto de escolas da Rede Sinodal de Educação que atendem mais de 44 mil estudantes em cinco estados brasileiros. Estão matriculados atualmente no CEAP 650 estudantes nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O CEAP está sob a direção do Professor Gustavo Malshchitzky, vice direção da professora Deizy Ritterbush Soares, e desenvolve seu projeto político pedagógico através do trabalho de 100 colaboradores, sendo 60 professores e 40 funcionários, em sua maioria qualificados com formação em ensino superior, da graduação ao mestrado, e em contínuo aperfeiçoamento através de projetos de formação continuada.

 

1º Bloco: Identificação, Bandeiras e Banda

Abrindo o desfile vem a comissão de frente com faixa de identificação do CEAP, trazendo, ainda as Bandeiras Nacional, do Estado do Rio Grande do Sul, do Munícipio de Ijuí e da escola, seguida da Banda Marcial Musical do CEAP.

A Banda do CEAP é integrada por estudantes, professores, funcionários e pessoas da comunidade e desfila este ano com 43 integrantes sob a regência do professor de música da escola Adriano Kronbauer.

 

2º Bloco: 200 anos da Independência do Brasil

Irmanado com todos os brasileiros e brasileiras celebramos com muita alegria e reverência o Bicentenário da Independência do Brasil.

Para homenagear nossa Pátria e celebrar esta data especial, a Banda do CEAP iniciou o desfile com a Hino da Independência, cuja melodia foi composta por Dom Pedro I, e apresentamos no segundo bloco a figura estilizada de Dom Pedro I cortejada por cavaleiros.

Na sequência, apresentamos Releituras da Bandeira – trabalho de artes realizado por estudantes, representando a riqueza e a beleza de nosso território e povo.

 

3º Bloco: 100 anos da Semana da Arte Moderna

São muitos os eventos históricos relevantes dentro de nossa história como povo e país. Um destes certamente foi a Semana da Arte Moderna realizada em São Paulo, de 13 a 17 de fevereiro de 1922, e que marcou o início do movimento modernista no Brasil tornando-se referência cultural do século XX.

Abre o terceiro bloco alusivo ao centenário da Semana da Arte Moderna a figura de um PINTOR, representado os artistas brasileiros, seguido de quadros com imagens do escritor Mário de Andrade, da artista plástica Anita Malfatti e do músico Heitor Villa-Lobos, representando os artistas que planejaram e realizaram a Semana da Arte Moderna e preconizaram o movimento modernista no Brasil. A obra de Tarsila do Amaral “Abaporu”, aqui trazida em representação 3D, é um ícone desta época e movimento.

Na sequência apresentamos releituras do Abaporu – trabalho de artes realizado também por estudantes do CEAP, representando a diversidade e a criatividade do povo brasileiro.

E, para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna, a Banda do CEAP incluíu no seu repertório para este desfile “O Trenzinho Caipira” de Heitor Villa-Lobos.

 

4º Bloco: 50 anos de Dia Mundial do Meio Ambiente

E, para encerrar o desfile, tematizamos no quarto bloco o cinquentenário da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente pela ONU, celebrado no dia 5 de junho, para relembrar todos os povos e nações de nossa tarefa de cuidar e preservar nosso planeta, nossa casa comum.

À frente temos o globo seguido de estudantes representando a riqueza da FAUNA e da FLORA brasileiras, através da estilização de animais e árvores.

 


Lara Elisane Silva

Assessora de Comunicação do CEAP

imprensa@ceap.g12.br

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal