Chá das Histórias Vividas

4º ano promoveu encontro com enfoque diferente


Notícia publicada em 13/07/2017 13:31 -
Ensino Fun...

     Nos últimos anos as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental desenvolvem a atividade que ficou conhecida como Chá das Vivências, ou Chá das Histórias Vividas. O enfoque – que normalmente vinha sendo na história de vida de professores e funcionários de agora ou que já passaram pelo CEAP – foi diferente neste ano.

     O projeto segue sendo o estudo que as turmas fazem sobre a história da escola durante o 4º ano. Mas aproveitaram a literatura que haviam trabalhado em aula, “O aniversário de Cícero”, do autor Jonas Ribeiro (que esteve na escola em julho no CEAP Literário), para tratar da questão ambiental dentro da escola (Cícero, o personagem, é um coletor de resíduos sólidos). Assim, convidaram as funcionárias do CEAP responsáveis pela limpeza, manutenção e higienização da escola para desenvolver as entrevistas.

     O Chá, na Sala 100, dividiu os alunos em grupos que haviam preparado, com auxílio das professoras Gilce Golnik e Cristiane Bertoldo, as perguntas da entrevista. E fizeram várias na conversa que tiveram. Quiseram saber especialmente quais são as dificuldades e problemas que elas enfrentam dentro da escola na limpeza do pátio, salas de aula e banheiros. E o que eles, alunos, podem fazer para ajudar na manutenção.

                As conversas foram muito ricas. Agora as turmas irão desenvolver um projeto, a partir das informações coletadas, que deverá envolver toda a escola. As turmas irão fotografar ambientes onde há problemas, montar uma apresentação e levar a todas as turmas da escola, lançando o desafio de cada aluno assumir sua parte na responsabilidade pela manutenção da limpeza e higiene dos espaços escolares.

Galerias de fotos