Ceapzinho - Projeto de 2023

Projeto de 2023 - CEAPzinho


Notícia publicada em 20/03/2023 14:33 -
CEAPzinho
Geral

Encontro: um convite para aprender junto!

 

Objetivo

Oportunizar potentes encontros entre os pares para que através da interação os protagonistas constituam espaços de troca à construção de aprendizagens individuais e coletivas, com vistas à resolução colaborativa de situações desafiadoras.

Justificativa

A escola, em sua dimensão social, constitui-se em um riquíssimo espaço de interação e de trocas, as quais oportunizam aos envolvidos - crianças, professores e pais - incomparáveis aprendizagens apoiadas na coletividade.

Neste contexto, os pares vivenciam o confronto, a cooperação, as conexões e os diálogos e, por conseguinte, efetivam aprendizagens validadas na inter-relação estabelecida. Desta forma, este espaço configura-se em uma legítima comunidade de aprendizes.

Os professores, como articuladores de contextos que apoiam os processos de conhecer, sistemática e intencionalmente, oportunizam às crianças espaços para experiências, brincadeiras e discussões. Dessa forma, potencializam o universo de interação, gerando aprendizagens ímpares.

As crianças são naturalmente curiosas, investigativas e sociais, apoiam-se e inspiram-se umas nas outras e, na dinâmica que se estabelece no grupo, descobrem-se na sua individualidade, assim como no seu lugar como colaborador na organização coletiva.

As famílias, acompanhando as crianças, orientadas pelos seus referenciais, confrontadas ou afirmadas pelas trocas com outras famílias e com os professores, colocam-se como mediadores fundamentais na constituição dos pequenos.

Por isso, conhecer a individualidade das crianças e os aspectos que se evidenciam nas interações coletivas é imperativo para propor a articulação de potenciais grupos que se auto estimulam ao processo de aprender.

Eleger a aprendizagem do grupo e em grupo coloca na centralidade do processo um movimento que contribui para romper com a competitividade e o individualismo, instigando à formação colaborativa, à descoberta de competências individuais e coletivas, que articuladas colaboram para resolução de problemas e para o crescimento diverso de todos ao mesmo tempo.

 

Arquivo

Baixar arquivo

Veja mais


9º ano no Museu Militar de Panambi

9º ano no Museu Militar de Panambi

Terceirão recebe dose de afeto

Terceirão recebe dose de afeto

Conjunto Instrumental se apresenta na UNIJUÍ

Conjunto Instrumental do CEAP