Brique Literário movimentou a escola

Troca troca de literaturas empolgou alunos


Notícia publicada em 29/06/2017 22:37 -
Geral

     Uma das novidades deste ano no CEAP Literário foi o dia chamado Brique Literário. Todos os níveis da escola foram envolvidos com a ideia de passar adiante uma literatura já lida e explorada, que está guardada em casa, e, em troca, receber outro livro em condições semelhantes de um colega. De maneiras diferentes foi o que aconteceu durante toda a quarta-feira.

     No turno da manhã, os líderes de turma e o Grêmio Estudantil incentivaram os colegas a trazerem seus livros. Realizaram, durante o intervalo, uma gincana literária, valendo pontos para a gincana das turmas. Mais que isso, implantaram um armário para que essa prática tenha continuidade. Aberto, identificado como Brique Literário, o armário recebe livros que a comunidade escolar quer passar adiante, assim como quem deseja ter uma nova literatura pode, ali, buscar algo que lhe interesse.

     Nas turmas da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, as professoras coordenaram de diferentes maneiras o momento de promover as trocas. Já as turmas do 5º e 6ºanos ganharam uma contação de história especial no auditório. A professora da Hora do Conto, Rosane Hoffmann, contou a história “Nicolau tinha uma ideia”, de Ruth Rocha. Levou o boneco do personagem, com quem interagiu e usou para provocar os alunos a pensaram nas muitas ideias possíveis. Resgatou pensamentos filosóficos clássicos, que “saíam da cabeça” do personagem. Até fazer um elo com a ideia de troca de livros. No fina, dentro do auditório, os alunos fizeram suas trocas. 

Galerias de fotos