Alunos do CEAP destaque na OBEMEP 2023

Alunos do CEAP destaque na OBEMEP 2023


Notícia publicada em 25/06/2024 14:10 -
Geral

Na foto:

Mateus Àvila, Professora Ana Carla Gabbi e Eduardo Ramos Oliveira.

 

 

Os alunos: Mateus Àvila e Eduardo Ramos Oliveira, eram alunos CEAP em 2023 quando participaram da competição OBEMEP.

 

Mateus Àvila (hoje cursa engenharia mecânica na UFSM) medalhista de bronze regional e menção honrosa nacional.

Eduardo Ramos Oliveira, medalhista ouro regional e prata nacional, hoje cursa o ensino médio em outra escola da rede estadual. Recebeu como premiação da OBMEP além das medalhas, uma vaga para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), curso que acontece online, com professores renomados da UFSM, além de receber um valor de R$ 300,00 mensais.

O que é Iniciação Científica?

A Iniciação Científica em Matemática é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do contato com problemas interessantes da Matemática.

 

O que é PIC?

O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) é um programa que propicia ao aluno premiado da OBMEP, entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação. Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3, deverão participar do Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática.

 

Galerias de fotos