Encontro Nacional dos anos iniciais da Rede Sinodal
Encontro Nacional dos anos iniciais da Rede Sinodal
RUI sedia importante encontro que oportunizou "olhar" pelos
Anos Iniciais em diferentes contextos
Nos dias 24 e 25 de maio, o Colégio Sinodal Rui Barbosa de Carazinho, sediou o Encontro Nacional dos Anos Iniciais da Rede Sinodal de Educação. Estiveram presentes no Evento cento e setenta profissionais ligados à Educação, vindos de trinta e três escolas da Rede Sinodal. A partir do tema: “Se eu não mudar o que faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem. Olhando pelos Anos Iniciais em diferentes contextos. ”, os participantes foram chamados a entender sobre a dinâmica sociocultural contemporânea e, a partir daí, refletir sobre o processo ensino e aprendizagem.
A primeira Palestra do Evento, intitulada “As dimensões da aprendizagem e os desafios de ensinar/aprender na sociedade contemporânea”, foi ministrada pela Professora Mestre Isabel Cristina Parolin, que refletiu com o grupo sobre os saberes que se quer construir, a importância de atribuir significado ao que se está trabalhando, ampliando contextos e, assim, modificando o mundo para melhor.
A tarde do dia 24 iniciou com o Palestrante Ailton Dias de Melo que, de forma descontraída, abordou o tema “Olhar além do que se pode ver”, instigando os presentes a ousar em uma mudança que comece pelo olhar, possibilitando uma abertura para novos pensamentos. Após a palestra, o momento foi de estudo de casos. Os cases, intitulados “Olhando as práticas e vivências pedagógicas para além do que se pode ver”, abordaram situações vivenciadas nas escolas que exigem olhares e posturas compatíveis com as necessidades da contemporaneidade.
À noite, após o jantar, os participantes do Encontro assistiram a uma réplica da Noite de Gala. Mais uma vez, os Grupos Instrumental, Vocal e de Dança do RUI encantaram o público com belas interpretações.
Percorrer as operações fundantes da estruturação psíquica precoce, para reconhecer como nasce um sujeito e como, a partir dessa estruturação, brotam as possibilidades e os entraves para constituição do sujeito epistêmico foi o objeto de estudo da manhã do dia 25 com a Palestra “O fino bordado entre o sujeito psíquico e o sujeito epistêmico (O percorrido do desenvolvimento infantil à constituição da inteligência) “, desenvolvida pela Psicanalista e Mestre em Educação Vivian Nolasco.
O encontro, que deixou marcas positivas, foi um agente transformador. O objetivo agora é que os profissionais consigam implantar em seus educandários o que foi ouvido e debatido para uma infância melhor.
Foto:
Representando o CEAP de Ijuí estiveram presente as professoras Tatiane Capeletti Rubert, Marlova Maria Groth, Mariluza da Silva Lucchese, Bia Basso e Simone Sabo.
Lara Silva – Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí
Veja mais
Mostra Científica: Saberes em Ação
Mostra Científica: Saberes em Ação
Educação financeira no 9º ano
Educação financeira no 9º ano
Festival de Ginástica Artística do CEAP
Festival de Ginástica Artística do CEAP
Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental
Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental
CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí - 2024
CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí