31.05.2019 - Encontro Nacional dos Anos Iniciais

Encontro Nacional dos anos iniciais da Rede Sinodal


Notícia publicada em 04/06/2019 11:25 -
Geral

Encontro Nacional dos anos iniciais da Rede Sinodal

 

RUI sedia importante encontro que oportunizou "olhar" pelos

Anos Iniciais em diferentes contextos

 

Nos dias 24 e 25 de maio, o Colégio Sinodal Rui Barbosa de Carazinho, sediou o Encontro Nacional dos Anos Iniciais da Rede Sinodal de Educação. Estiveram presentes no Evento cento e setenta profissionais ligados à Educação, vindos de trinta e três escolas da Rede Sinodal. A partir do tema“Se eu não mudar o que faço hoje, todos os amanhãs serão iguais a ontem. Olhando pelos Anos Iniciais em diferentes contextos. ”, os participantes foram chamados a entender sobre a dinâmica sociocultural contemporânea e, a partir daí, refletir sobre o processo ensino e aprendizagem.

A primeira Palestra do Evento, intitulada “As dimensões da aprendizagem e os desafios de ensinar/aprender na sociedade contemporânea”foi ministrada  pela Professora Mestre Isabel Cristina Parolin, que refletiu com o grupo sobre os saberes que se quer construir, a importância de atribuir significado ao que se está trabalhando, ampliando contextos e, assim, modificando o mundo para melhor.

A tarde do dia 24 iniciou com o Palestrante Ailton Dias de Melo que, de forma descontraída, abordou o tema “Olhar além do que se pode ver”, instigando os presentes a ousar em uma mudança que comece pelo olhar, possibilitando uma abertura para novos pensamentos. Após a palestra, o momento foi de estudo de casos. Os cases, intitulados “Olhando as práticas e vivências pedagógicas para além do que se pode ver”, abordaram situações vivenciadas nas escolas que exigem olhares e posturas compatíveis com as necessidades da contemporaneidade. 

À noite, após o jantar, os participantes do Encontro assistiram a uma réplica da Noite de Gala. Mais uma vez, os Grupos Instrumental, Vocal e de Dança do RUI encantaram o público com belas interpretações.

Percorrer as operações fundantes da estruturação psíquica precoce, para reconhecer como nasce um sujeito e como, a partir dessa estruturação, brotam as possibilidades e os entraves para constituição do sujeito epistêmico foi o objeto de estudo da manhã do dia 25 com a Palestra O fino bordado entre o sujeito psíquico e o sujeito epistêmico (O percorrido do desenvolvimento infantil à constituição da inteligência) “, desenvolvida pela Psicanalista e Mestre em Educação Vivian Nolasco.

O encontro, que deixou marcas positivas, foi um agente transformador. O objetivo agora é que os profissionais consigam implantar em seus educandários o que foi ouvido e debatido para uma infância melhor.

 

 

 

Foto:

Representando o CEAP de Ijuí  estiveram presente as professoras  Tatiane Capeletti Rubert, Marlova Maria Groth, Mariluza da Silva Lucchese, Bia Basso e Simone Sabo.

 

 

Lara Silva – Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal