31.03.2022 - Toda a Vida em Nós - CEAPzinho

CEAPzinho - Abordagem temática 2022


Notícia publicada em 31/03/2022 21:50 -
CEAPzinho
Geral

Abordagem temática 2022

 

Toda a Vida em Nós

A criança inaugura a vida no sentido genuíno da palavra, pois é portadora do desejo de ser, conhecer, descobrir e aprender. A sua existência é marcada pelas inúmeras experiências vivenciadas diariamente na relação com o ambiente. O olhar desbravador da criança é capaz de captar pela sensorialidade as peculiaridades dos objetos e dos elementos ao seu redor, assim como, dos fenômenos naturais e sociais presentes no contexto em que ela está inserida. O modo como os adultos se relacionam com a vida inspira as crianças em suas relações.

O período que compreende a  Educação Infantil é oportuno para estimular a criança a estabelecer uma valiosa relação de aprendizagem com seus pares e com a natureza de forma sensível e harmoniosa, pois nesta fase a criança apresenta-se ávida por aprender. Então, as diversas experiências  propostas contribuem para que a criança possa experimentar as inter-relações possíveis, em um contexto singular.

No caminho contrário a esta abordagem identificamos demandas da vida contemporânea que imprimem marcas profundas na organização e na convivência entre as pessoas e, as crianças, como sujeitos que se constituem a partir de um contexto cultural e social evidenciam, no seu jeito de ser e estar no mundo, esta influência.O tempo vivido é de interação superficial, portanto se faz imperativo instigar a criança à contemplação em relação aos diferentes processos, tanto sociais como naturais, à sensibilidade ética e estética e ao cuidado com o outro e com o ambiente, na perspectiva do bem comum, para que incorpore, em sua vida, práticas solidárias e ambientais apropriadas.

Por isso, a abordagem temática em 2022, Toda a Vida em Nós, balizadora das propostas nos diferentes campos de experiências, quer inspirar as crianças para perceberem a vida que pulsa dentro de cada uma e a sua responsabilidade com a vida que existe ao seu entorno.

 

Deizy Ritterbush Soares - Vice-Diretora CEAP

Veja mais


Alunos do CEAP no Desafio Cidades Inteligentes

CEAP no Desafio Cidades Inteligentes

Momento Ateliê

Momento Ateliê

Doação para a APAE

Perdidos no palco promove ação em benefício da APAE