31.03.2022 - Toda a Vida em Nós - CEAPzinho

CEAPzinho - Abordagem temática 2022


Notícia publicada em 31/03/2022 21:50 -
CEAPzinho
Geral

Abordagem temática 2022

 

Toda a Vida em Nós

A criança inaugura a vida no sentido genuíno da palavra, pois é portadora do desejo de ser, conhecer, descobrir e aprender. A sua existência é marcada pelas inúmeras experiências vivenciadas diariamente na relação com o ambiente. O olhar desbravador da criança é capaz de captar pela sensorialidade as peculiaridades dos objetos e dos elementos ao seu redor, assim como, dos fenômenos naturais e sociais presentes no contexto em que ela está inserida. O modo como os adultos se relacionam com a vida inspira as crianças em suas relações.

O período que compreende a  Educação Infantil é oportuno para estimular a criança a estabelecer uma valiosa relação de aprendizagem com seus pares e com a natureza de forma sensível e harmoniosa, pois nesta fase a criança apresenta-se ávida por aprender. Então, as diversas experiências  propostas contribuem para que a criança possa experimentar as inter-relações possíveis, em um contexto singular.

No caminho contrário a esta abordagem identificamos demandas da vida contemporânea que imprimem marcas profundas na organização e na convivência entre as pessoas e, as crianças, como sujeitos que se constituem a partir de um contexto cultural e social evidenciam, no seu jeito de ser e estar no mundo, esta influência.O tempo vivido é de interação superficial, portanto se faz imperativo instigar a criança à contemplação em relação aos diferentes processos, tanto sociais como naturais, à sensibilidade ética e estética e ao cuidado com o outro e com o ambiente, na perspectiva do bem comum, para que incorpore, em sua vida, práticas solidárias e ambientais apropriadas.

Por isso, a abordagem temática em 2022, Toda a Vida em Nós, balizadora das propostas nos diferentes campos de experiências, quer inspirar as crianças para perceberem a vida que pulsa dentro de cada uma e a sua responsabilidade com a vida que existe ao seu entorno.

 

Deizy Ritterbush Soares - Vice-Diretora CEAP

Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte