30.09.2019 - 7º ano pesquisa sobre "câmbio"

Pesquisa - 7º ano


Notícia publicada em 01/10/2019 14:04 -
Ensino Fun...

O câmbio foi pauta de pesquisa do 7º ano do CEAP

Os conhecimentos matemáticos são pontes para compreender e interferir no mundo

 

Inseridos no contexto do estudo dos números racionais, os alunos do sétimo ano do Colégio Evangélico Augusto Pestana foram desafiados a realizar uma pesquisa a respeito do câmbio, isto é, as trocas de moedas entre países. O tema abordado foi sem dúvida uma grande situação de aprendizagem.

A articulação de assuntos árduos para os alunos, como são as operações com frações e decimais, com experiências lúdicas e investigativas possibilita novas formas de interação com o mundo. Os conhecimentos matemáticos são pontes para compreender e interferir nesse mundo.

Durante a pesquisa, coordenada pela professora da disciplina de matemática, Fátima Burtet, os alunos foram em busca das realidades econômicas de diversos países, concluindo que o que faz uma moeda ser “forte ou fraca” em relação a outra não é a sua cotação pontual. O grupo aprendeu que a moeda é um espelho da economia de um país, refletindo suas condições.

A forma de apresentação do trabalho foi escolha de cada grupo, alguns optaram por vídeos e outros protagonizaram encenação teatral.  O uso da tecnologia auxiliou na pesquisa, pois através da utilização do celular na sala de aula, os alunos identificaram preços de diferentes artigos, converteram em diferentes moedas e acompanharam as variações cambiais.

 

 

Lara Silva - Assessora de Comunidação - CEAP

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras