30.06.2021 - Pop Art no 8º ano do Ensino Fundamental

Pop Art


Notícia publicada em 02/07/2021 13:41 -
Geral
Ensino Fun...

30.06.2021

POP ART é explorada no 8º ano do Ensino Fundamental

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de artes exploraram a criatividade através da colagem. O trabalho teve como foco o Pop ART.

Coordenação da professora - Janaína Feller.

 

Mais informações do POP ART:

 

O que é o movimento Pop Art?

Pop Art é a abreviatura em inglês de Popular Art ("Arte Popular", em português), um movimento artístico que surgiu em meados dos anos 1950 que criticava o consumismo e o materialismo da década.

 

 

Características:
Utilização de cores intensas e vibrantes; Reproduções de peças publicitárias; Inspiração na cultura de massa e no universo das histórias em quadrinhos.

 

Objetivo do movimento Pop Art:

O objetivo era criticar o modo de produção do capitalismo e desconstruir imagens pertencentes às culturas de massa, a chamada "cultura pop", feita para as grandes multidões. A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX desta maneira pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista.

 

No Brasil:

A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. Por aqui, eram as duras críticas à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais que ganhavam as telas.

 

Quem trouxe a pop art para o Brasil?

Nas artes plásticas destaca-se Wesley Duke Lee (1931-2010), desenhista e artista plástico que acompanhou as primeiras manifestações de arte pop em Nova York (EUA). Foi pioneiro na implantação do olhar e da linguagem pop na arte brasileira

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal