29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis


Notícia publicada em 19/04/2024 16:01 -
Geral

 

Nos dias 05 e 06 de abril, 190 jovens participaram do 29º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação. Divididos em quatro sedes, a programação transcorreu no Colégio Ipiranga, em Três Passos/RS (Região Missões); Colégio Bonja, em Joinville/SC (Região Setentrional); Colégio Evangélico Alberto Torres, em Lajeado/RS (Região Centro); e Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre/RS (Região Meridional).

Com o tema “Juventudes e futuros: competências para um mundo dinâmico”, o tradicional evento teve por objetivo incentivar o desenvolvimento da liderança, oportunizando que os estudantes atuem de forma ativa na construção de soluções criativas e efetivas nas suas escolas e comunidades escolares, perpassando diferentes abordagens e possibilitando o aprendizado do gerenciamento de grupos e de projetos de forma assertiva e equilibrada.

A temática desta edição foi definida coletivamente em encontro com as escolas que sediaram o evento de cada regional, abordando o “mundo dinâmico”, que pautou o último Fórum Econômico Mundial; as “juventudes” como grupos compostos por sujeitos com vivências diversas e diferentes concepções de sociedade; os “futuros” como referência à flexibilidade que os estudantes precisam ter para se adaptar e fazer as escolhas em cada momento da vida; e vínculos desses temas à sustentabilidade (social e ambiental) e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

Mobilizando 37 escolas da RSE, o evento envolveu estudantes da 9ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. As atividades propostas contaram com ciclo de palestras e painéis, experimentações práticas, momentos de integração e confraternização. Além das atividades do evento, a comunidade escolar também esteve envolvida, tanto em bem receber os participantes, quanto na hospedagem, realizada em casas de famílias.

Três Passos

Colégio Ipiranga, de Três Passos, contou com a participação

 de 59 estudantes de oito escolas

Os estudantes reunidos na escola de Três Passos participaram de ciclo de palestras sobre “Autoliderança 4.0 – O despertar das competências para uma liderança empreendedora e sustentável”, “Sonhos e esperanças para um futuro brilhante” e “Espiritualidade: Inspiração de lideranças para futuros dinâmicos”. A programação também contou com dinâmicas de integração, mostra de talentos, visitação ao Jardim Temático Genealógico Ruchert-Tal e trabalhos em grupos com discussão de temas relevantes para o desenvolvimento de habilidades de liderança e fortalecimento do protagonismo juvenil, com abordagens sobre autoliderança, sonhos e esperanças para o futuro e a importância da espiritualidade na formação de lideranças dinâmicas.

Os representantes do CEAP de Ijuí, contaram com a presença da Professora Bianca Terra, orientadora do Grêmio Estudantil Monteiro Lobato de Ijuí.

Joinville

Colégio Bonja, de Joinville, reuniu 28 estudantes de sete escolas

Na sede catarinense do evento a programação ofereceu a palestra “Mundo VUCA (mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo)”; participação dos estudantes em desafio de inovação no Ágora Tech Park; Oficina de Comunicação e Expressão, com apresentação do resultado do desafio de inovação; e painel com o tema “Práticas inovadoras na escola”, atividades que valorizaram o desenvolvimento pessoal, o contato com a inovação e a tecnologia, ações voltadas ao desenvolvimento de estratégias, em saber como lidar com situações do dia a dia, possibilitando a interação e o networking, fortalecendo conexões e inspirando mudanças nas comunidades escolares.

Lajeado

Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, teve 60 participantes de nove escolas

Em Lajeado, destaque para as palestras “Como um líder juvenil pode ajudar a construir competências para atuar em um mundo dinâmico” e “Destrave sua vida e saia do rascunho”. Além disso, ocorreram as oficinas Corpo e Movimento, Inovação, Empreendedorismo e Competências Socioemocionais. O evento também contou com momentos de integração e confraternização, como a Oficina Masterchef, que envolveu todos os participantes de forma coletiva na preparação do jantar; painel com lideranças da região; e produção de documento sobre os caminhos para o futuro da liderança no mundo dinâmico.

Porto Alegre

A sede do evento no Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre, envolveu 43 estudantes de 13 escolas

A programação realizada na escola da Capital gaúcha contou com as palestras “Espiritualidade e liderança: inspirando o desejo de servir cooperativamente” e “Competências para liderar e inspirar em um mundo dinâmico”. Destaque ainda para tour pela escola; saída de campo até a Atitus Educação – Campus Instituto Caldeira; dinâmica noturna; roda de conversa com ex-aluno; e dinâmica de encerramento “Liderança em ação: o que podemos construir juntos”, com os estudantes “provocados” a praticar suas aprendizagens na construção de pré-projeto de ação a ser desenvolvido em suas escolas e posteriormente compartilhado.

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação / escolas sedes

 

Lara Elisane Silva – Assessora de Comunicação do CEAP (e-mail: imprensa@ceap.g12.br)

Galerias de fotos


Veja mais


TAÇA 125 ANOS CEAP de FUTSAL

Início do Campeonato TAÇA 125 ANOS CEAP de FUTSAL

9º ano em Aula Interdisciplinar na Cozinha da Escola

9º ano em Aula Interdisciplinar na Cozinha da Escola

Encontro Nacional de Educação Física e de Treinamento Esportivo 2024

Encontro Nacional de Educação Física e de Treinamento Esport...

Feliz Dia das Mães!

Feliz Dia das Mães!