25.06.2021 - Saiba como foi nossa semana JUNINA

Semana JUNINA no CEAP


Notícia publicada em 25/06/2021 19:47 -
Geral

Semana JUNINA no CEAP

Aqueles que já passaram pela nossa vida escolar, sabem que adoramos uma junção. Mas estamos num período de pandemia e não podemos, de jeito nenhum, arriscar. Então optamos por uma atividade com cada turma, com os alunos que estão presenciais.

Assim, a data foi contemplada e nos divertimos da forma que hoje podemos. Os alunos do ensino fundamental aproveitaram as brincadeiras juninas, em um circuito divertido. Em horários programados cada turma com a sua professora aproveitou, trajados tipicamente, as aventuras oferecidas.

A festa junina, em especial a referência a São João, foi abordada nos Anos Iniciais como um conteúdo cultural nas aulas de Educação Física. A impossibilidade de dançar em pares foi substituída pela vivência individual dos passos da quadrilha.

Brincadeiras da cultura popular referentes às Festas Juninas foram adaptadas na quadra da Escola para que alunos do 1º ao 6º anos, em substituição aos festejos juninos tradicionalmente realizados. Obedecendo aos protocolos sanitários do momento e em acordo com cada faixa etária, os alunos realizaram as brincadeiras populares nas aulas de Educação Física desta semana, organizadas pelos professores Elenise e Paulo dos Santos. A participação entusiasmada, as vestes caipiras e as músicas do arraiá garantiram a alegria das aulas.

Já no Ceapzinho, os pequenos curtiram as vestimentas típicas e as delícias gastronômicas. 

O ensino médio assistiu a encenação do casamento caipira, realizada pelos alunos do Terceirão. 

 

 

Vamos saber como surgiu e o porquê da data:

No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina, possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é principal santo da comemoração; motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.

Os três santos católicos - São João, Santo Antônio e São Pedro - foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho.

São João teria nascido em 24 de junho e é muito popular entre os portugueses, que tiveram muitos reis com esse nome, os quais construíam capelas em homenagem ao santo.

São Pedro, martirizado em 29 de junho, é considerado o primeiro Papa da igreja. Santo Antônio, por sua vez, que morreu no dia 13 de junho, nasceu em Lisboa.

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.

Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão.

Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial. Ali é onde ficam as barraquinhas de comidas e bebidas típicas decoradas com bandeirolas juninas.

A quadrilha junina é a dança típica da festa. Ela tem origem nas danças de salão na França e consiste numa bailada de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira.

Uma coreografia chamada de casamento caipira é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.

 

Características das festas juninas

Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.

1. Comidas de festa junina

milho é um alimento muito importante nessas comemorações e, por isso, diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente.

4. Brincadeiras de festa junina

Brincadeiras como a cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outros, não podem faltar. Estão incluídas também as simpatias - que acabam carregando um pouco do tom de divertimento.

No dia 13 de junho as igrejas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”, o qual deve ser comido pelas mulheres que procuram marido.

5. Roupas de festa junina

As roupas tradicionais de festa junina são tipicamente caipiras, com vestimentas bem coloridas e de estampa xadrez.

As mulheres usam vestidos coloridos e tranças no cabelo. Já os homens costumam usar camisa xadrez e chapéu de palha. Ambos usam maquiagem para imitar sardas (nas mulheres) e bigodes (nos homens.

A famosa festa de São João

Inserida no contexto das festas juninas, a Festa de São João acontece nos dias 23 e 24 de junho, para celebrar o nascimento deste Santo Popular, conhecido como o Santo festeiro. São João, que foi um dos santos mais próximos de Jesus Cristo, participando de seu batizado nas margens do Rio Jordão.

 

Fonte: Internet

Galerias de fotos


Veja mais


2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa