20.07.2020 - Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa

Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa


Notícia publicada em 23/07/2020 20:14 -
Geral

Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa

No terceiro mês de aula virtual o CEAP está adaptado à nova realidade e cumprindo os protocolos oficiais

 

           No dia 18 de março o Governo do Estado anunciou que, devido à pandemia do COVID 19, a partir daquela data estava instituída quarentena e, portanto, sem a possibilidade de aulas presenciais. Imediatamente o CEAP começou a estruturar um Plano de Ação que foi colocado em prática alguns dias após.

            Inicialmente foram enviados materiais e trabalhos para que os alunos não sofressem perdas e pudessem estudar em casa. Paralelamente a esta ação a equipe de docentes foi orientada a acessar a plataforma escolhida e ministrar aulas online, lembrando que já havia acontecido formação há poucos anos, da qual a maioria dos professores participou ativamente.

            Agora já são três meses de aulas virtuais e aprendizados diários para qualificar ainda mais este formato que pegou a todos de surpresa, mas, que está se mostrando um caminho com amplas possibilidades futuras. Entre dificuldades e muitos acertos a escola segue se reinventando.

            “Penso que o desafio está em desenvolver estratégias que realmente despertem o interesse dos alunos, é isso que considero o mais desafiador. Este novo modelo de ensino, não foi uma escolha das escolas, mas sim, uma circunstância emergencial. Os professores tiveram pouco tempo para estudar e se preparar, para ingressar com confiança no mundo do ensino virtual, e os alunos não estavam preparados para encarar esta modalidade. Tudo está sendo feito ao mesmo tempo, de uma vez só”, observou o diretor Gustavo Malschitzky.

            De uma forma geral a escola percebe o nascimento de uma nova forma de ensino e aprendizagem que não é baseada nos modelos conhecidos de Educação à Distância, mas também não é presencial.  O que estamos vivenciando hoje é uma pedagogia flexível que atende às necessidades do momento, com as possibilidades que a escola tem capacidade, mas sempre buscando a qualidade. De outro lado é importante que os pais estejam atentos ao interesse dos estudantes em aprender.

            Segundo Carla Seidler, mãe dos alunos Théo e Davi, das séries iniciais, a maneira como a escola está ministrando as aulas aos pequenos é satisfatória. “O conteúdo é algo que não me angustia, a capacidade da escola é exemplar. O que eles sentem falta é da rotina diária de ver os colegas, correr e brincar na escola. Mas nas condições em que estamos vivendo de quarentena, tanto em casa quanto na escola, sei que estamos fazendo o nosso melhor com o que é possível”, diz Carla.

            O CEAP segue o trabalho conforme os decretos do governo estadual, mas já está com todas as medidas e protocolos de proteção necessárias, adaptadas na escola, aguardando o retorno das aulas presenciais.

 

Lara Elisane Silva - Assessora de Comunicação - CEAP

Veja mais


29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação