20.07.2020 - Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa

Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa


Notícia publicada em 23/07/2020 20:14 -
Geral

Em virtude da pandemia o CEAP se reinventa

No terceiro mês de aula virtual o CEAP está adaptado à nova realidade e cumprindo os protocolos oficiais

 

           No dia 18 de março o Governo do Estado anunciou que, devido à pandemia do COVID 19, a partir daquela data estava instituída quarentena e, portanto, sem a possibilidade de aulas presenciais. Imediatamente o CEAP começou a estruturar um Plano de Ação que foi colocado em prática alguns dias após.

            Inicialmente foram enviados materiais e trabalhos para que os alunos não sofressem perdas e pudessem estudar em casa. Paralelamente a esta ação a equipe de docentes foi orientada a acessar a plataforma escolhida e ministrar aulas online, lembrando que já havia acontecido formação há poucos anos, da qual a maioria dos professores participou ativamente.

            Agora já são três meses de aulas virtuais e aprendizados diários para qualificar ainda mais este formato que pegou a todos de surpresa, mas, que está se mostrando um caminho com amplas possibilidades futuras. Entre dificuldades e muitos acertos a escola segue se reinventando.

            “Penso que o desafio está em desenvolver estratégias que realmente despertem o interesse dos alunos, é isso que considero o mais desafiador. Este novo modelo de ensino, não foi uma escolha das escolas, mas sim, uma circunstância emergencial. Os professores tiveram pouco tempo para estudar e se preparar, para ingressar com confiança no mundo do ensino virtual, e os alunos não estavam preparados para encarar esta modalidade. Tudo está sendo feito ao mesmo tempo, de uma vez só”, observou o diretor Gustavo Malschitzky.

            De uma forma geral a escola percebe o nascimento de uma nova forma de ensino e aprendizagem que não é baseada nos modelos conhecidos de Educação à Distância, mas também não é presencial.  O que estamos vivenciando hoje é uma pedagogia flexível que atende às necessidades do momento, com as possibilidades que a escola tem capacidade, mas sempre buscando a qualidade. De outro lado é importante que os pais estejam atentos ao interesse dos estudantes em aprender.

            Segundo Carla Seidler, mãe dos alunos Théo e Davi, das séries iniciais, a maneira como a escola está ministrando as aulas aos pequenos é satisfatória. “O conteúdo é algo que não me angustia, a capacidade da escola é exemplar. O que eles sentem falta é da rotina diária de ver os colegas, correr e brincar na escola. Mas nas condições em que estamos vivendo de quarentena, tanto em casa quanto na escola, sei que estamos fazendo o nosso melhor com o que é possível”, diz Carla.

            O CEAP segue o trabalho conforme os decretos do governo estadual, mas já está com todas as medidas e protocolos de proteção necessárias, adaptadas na escola, aguardando o retorno das aulas presenciais.

 

Lara Elisane Silva - Assessora de Comunicação - CEAP

Veja mais


A importância do Letramento Digital

CEAP incentiva o Letramento Digital

06.04.2020 - Início das atividades domiciliares

Início das atividades domiciliares