20.03.2020 - CEAP mantém atividades on-line

Atividades On-line


Notícia publicada em 20/03/2020 19:52 -
Geral

CEAP mantém atividades on-line

 

Conforme as orientações oficiais, as aulas no CEAP estão suspensas, porém, os trabalhos seguem em casa com tarefas on-line. É importante frisar que não estamos de férias e sim em um período que exige muito cuidado e dedicação para o bem de todos. No site da escola www.ceap.g12.br estão postadas todas as atividades, para todas as turmas com o título de “Atividades domiciliares”.

Com aulas suspensas em escolas de todo o país, é importante encontrar maneiras de entreter os filhos, com ideias de diversão, ainda mais quando é preciso conciliar a nova rotina dos pequenos com o trabalho dos pais no modelo home office. Não dá para esconder a situação da meninada. O importante é tentar passar a mensagem, aproveitando a oportunidade para estabelecer um diálogo sincero e construtivo. Esclarecer que, bem diferente do recesso escolar normal, é hora de respirar, adotar medidas de prevenção e exercer o cuidado.

Este momento, não só estreita laços afetivos entre pais e filhos como também aumenta o interesse e a motivação da criança, pois o momento lúdico propicia uma interação proveitosa para ambos, já que o adulto pode auxiliar a criança a lidar com algumas emoções, como a frustração da derrota, assim como estimulá-la propondo problemas que demandam soluções. Os pais devem lembrar que brincar socializa, seja por meio da música, do corpo, do gesto e da escrita, também desempenha um papel essencial no sentido de mostrar a importância de saber partilhar, cooperar com o outro, comunicar-se e relacionar-se em diferentes situações, desenvolvendo respeito a si mesmo e ao outro. Por tudo isso, brincar é coisa séria é compreender o mundo.

Entre as alternativas de distração para a garotada enquanto o Covid-19 nos assusta, são as telas, TV, computador e telefone, não vale a pena lutar com o mundo das tecnologias. Mas tudo pode ser bem dosado para garantir equilíbrio. Brincadeiras antigas, como era antes da tecnologia, e exercícios de organização da rotina podem ser uma boa opção para fazer a galera se movimentar nessa época difícil.

Uma ideia é manter uma rotina, uma agenda diária, como os horários para sono, alimentação e banho, para que o pequeno perceba que essa não é uma pausa de férias comum. O que muda na programação são as horas de brincadeira, seja com os pais, irmãos, ou sozinho.

Inserir a garotada nas tarefas do lar é uma maneira de entretenimento e, ainda desenvolve um senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada - dá para fazer tudo brincando. Para gastar energia, há muito além da bola. Use e abuse da criatividade! Patinação de meia, guerra de papel, algodão ao alvo, ouvir música. Ou atividades de imaginação, como criar um brinquedo de sucata, desenhar, escrever cartinhas.

Para os maiores, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, inventar o próprio jogo, criar roupas para os bonecos, massinha de modelar, colecionar figurinhas, jogos de adivinhação. Brincadeira de luz e sombra, colar adesivos no corpo ou pela casa e, para quem tem mais espaço, vale propor bagunça no quintal, sessão de cinema em casa, caça ao tesouro e cuidar de plantas. Depois da algazarra, a arrumação é mais um motivo para seguir com a diversão.

Mas o que não pode faltar de jeito nenhum é a leitura, individual ou em família que pode se estender com um debate sobre a obra. Um bom livro pode motivar até mesmo uma encenação teatral.  

A equipe do CEAP acredita que com sabedoria, cuidados preventivos e tranquilidade vamos superar este momento tão difícil e logo voltaremos a nos encontrar.

 

 

Lara Silva – Assessora de Comunicação - CEAP

Veja mais


CEAP paralisa suas atividades

CEAP paralisa suas atividades

Nota à comunidade Escolar do CEAP

Nota à comunidade Escolar do CEAP

09.03.2020 - CEAPzinho 2020 + Inovação

CEAPzinho 2020 + Inovação

Sistema Anglo em prática no CEAP

27.02.2020 - Sistema Anglo de ensino já está em prática no C...