15.09.2020 - Artigo - ESCOLHA PROFISSIONAL E CONECTIVIDADE - Professora Enedina Budel Casalini - Orientadora Educacional

  ESCOLHA PROFISSIONAL E CONECTIVIDADE


Notícia publicada em 15/09/2020 18:07 -
Geral

                ESCOLHA PROFISSIONAL E CONECTIVIDADE

 

            O final da Educação Básica é a fase da vida em que os estudantes consolidam valores e atitudes; sistematizam e ampliam conhecimentos; elaboram projetos de vida, encerram um ciclo em que se instrumentalizam para assumir as responsabilidades da vida adulta. O conhecimento da realidade do mercado profissional, noções sobre clássicas e novas carreiras, bem como o contato direto com diferentes profissionais, e o apoio da família contribuem à escolha e dá significado positivo para o empenho ao ingresso no Ensino Superior.

            Por isso a importância da Orientação Educacional em uma instituição de ensino sobre a escolha profissional, destinado aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Essa compreensão sempre esteve presente no Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), através do projeto Profissões, que em tempos de pandemia passou a ser desenvolvido no formato remoto, através de vídeos-conferências.

            Então, em maio, iniciamos, as interlocuções com profissionais de diferentes áreas, no entanto, todos ex-alunos, e alguns também pais de alunos do CEAP.

            Nesses encontros, os profissionais convidados relatam suas trajetórias de estudos e de profissão e revelam as potencialidades possíveis de se explorar no mercado de trabalho, a partir das escolhas, mas também sobre os grandes desafios inerentes à profissão. Até a presente data já foram proporcionados contatos com ex-alunos, hoje profissionais de sucesso, doutores e pesquisadores em engenharia elétrica e química forense da polícia federal, medicina, odontologia, advocacia, jornalismo e relações internacionais. A conexão se deu com esses profissionais residindo em diferentes espaços geográficos, como Porto Alegre, Brasília, Ijuí, Porto Alegre, Bonn e Friedrichshafen na Alemanha, entre outros.

            Embora estejamos todos separados, esse tempo de pandemia tem nos mostrado outras possibilidades de aprendizagens e conexões, outrora desconsideradas. No entanto, o CEAP consciente da responsabilidade que possui com a formação e orientação a jovens prestes a deixar a escola para desvelar outras realidades, em um ano totalmente atípico, não mede esforços para diminuir a distância, e preservar a qualidade de suas ações educativas. E o projeto Profissões faz parte desse propósito.

 

Enedina Budel Casalini

Orientadora Educacional do Colégio Evangélico Augusto Pestana

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal