09.09.2019 - Arte em evidência

Artes


Notícia publicada em 09/08/2019 12:10 -
Geral
Ensino Fun...

 

Arte em evidência no CEAP

Mostra artística reúne música, teatro e artes visuais

O ensino e aprendizagem, quando relacionados as artes, propicia o desenvolvimento do pensamento criativo, despertando no aluno a sua sensibilidade e imaginação, tanto na hora de criar seu ambiente em sala de aula para a realização dos seus trabalhos, quanto no momento de apreciar obras de arte e assistir um espetáculo de qualquer natureza.

Sentindo essa necessidade os professores das artes do CEAP, criaram um projeto conjunto, envolvendo as disciplinas de artes visuais, teatro e música. A “Mostra artística”, reuniu os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os professores Helquer Paez (teatro), Ana Maia (música) e Janaína Feller (artes visuais), trabalharam no trimestre as linguagens em unidades temáticas com a proposta de desenvolver nos alunos o senso producente, capaz de analisar, dialogar, concluir, discutir questões sociais, políticas e culturais.

Além disso, essas linguagens da arte proporcionam momentos reais de aprendizagem em relação a outras culturas e suas diferenças sociais, ampliando o desenvolvimento de sua criticidade, o que possibilita ao aluno ser também protagonista e criador dessas linguagens artísticas.

Desde 2016 está em vigor a lei 13.278, que coloca como obrigatórias as atividades de artes: música, dança, teatro e artes visuais nas escolas. Essa lei deu um prazo de cinco anos para que os professores estejam preparados para dar as aulas na educação básica (educação infantil, ensino fundamental de 9 anos e ensino médio). Mesmo já contemplando as artes no currículo há décadas, o CEAP segue incentivando cada vez mais o desenvolvimento criativo de seus docentes e alunos.

O papel das disciplinas de Artes na educação é de grande importância, uma vez que as linguagens artísticas, ajudam o ser humano a desenvolver vários aspectos nas diversas fases da vida. O conhecimento que a educação artística produz, permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo como um ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir para criar o futuro, e que toma consciência de suas atitudes. Sendo assim, poderá escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.

 

Lara Silva - Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí

 

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal