06.09.2021 - Rumo ao Ensino Médio

Rumo ao Ensino Médio


Notícia publicada em 06/09/2021 19:14 -
Geral
Ensino Méd...

Rumo ao Ensino Médio:

CEAP orienta escolhas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental

 

As exigências sociais e legais impõem aos adolescentes a necessidade de fazer escolhas simples ou complexas com clareza e responsabilidade. O novo ensino médio nacional, que entra em vigor a partir de 2022, coloca também em evidência a premência de optar pelo aprofundamento de estudos em áreas de conhecimento que mais lhe digam respeito. No entanto, as escolhas nessa fase da vida requerem orientação e reflexão que auxiliem os estudantes a descobrir, reconhecer as preferências por uma ou outra área que atendam as expectativas e/ou desejo de ampliar os campos de conhecimento acadêmico.

Assim, ciente da responsabilidade institucional no que tange à orientação e à formação dos sujeitos pertencentes ao universo escolar, o CEAP já propõe o PROJETO DE VIDA aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental como uma oportunidade de autoconhecimento e reflexão sobre os percursos de escolhas, quer no âmbito pessoal ou interpessoal, e também como forma de ampliar a visão das possibilidades de escolhas conscientes e saudáveis, especialmente, com vistas à escolha dos itinerários formativos. Essa orientação segue nas séries subsequentes do Ensino Médio até culminar nas escolhas profissionais.

No 2º semestre de 2021, são desenvolvidos encontros quinzenais, divididos em duas etapas, auxiliados por um mediador responsável por articular dinâmicas de ativação de autoconhecimento sobre o “ser” e se “perceber” no mundo, 1ª parte; e na 2ª parte, estímulo à análise e resolução de situações problematizadoras no universo psicossocial.

Dessa forma, permitindo espaços de reflexão e de autoconhecimento, oportunizamos aos estudantes concluintes do Ensino Fundamental a ingressar no Ensino Médio com mais clareza sobre as áreas de interesse e a importância das escolhas conscientes, a curto e a longo prazo, e suas implicações.

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal