Semana Literária movimentou o CEAP com arte, leitura e imaginação
Semana Literária movimentou o CEAP com arte, leitura e imaginação
Entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, o CEAP promoveu mais uma edição da Semana Literária – CEAP Literário, reunindo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em uma programação rica em cultura, leitura, criatividade e interação com autores.
A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (26), com a contação da história “O Colecionador de Águas” no auditório da escola, pelas professoras Mariela e Rosane. Ainda no primeiro dia, os corredores e espaços do CEAP foram tomados por exposições artísticas e pedagógicas preparadas pelos estudantes, evidenciando a diversidade de abordagens e o protagonismo estudantil.
Entre os destaques, estiveram:
- Exposição da cabeça do personagem “Samuca”, inspirada na obra Samuca e seus grilos na cuca, dos 6ºs anos – Grilos em Transformação;
- Trabalhos dos 8ºs anos sobre O Diário de Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial – Conhecer e refletir para não repetir!;
- Fanzines literários dos 9ºs anos – Voos Criativos;
- Curtas em vídeo da 1ª série do EM sobre a carta de Pero Vaz de Caminha;
- Galeria fotográfica da 2ª série EM sobre a obra O Cortiço – Revelando Identidades e Histórias;
- No turno da noite, o 1º ano do Ensino Fundamental envolveu as famílias em uma apresentação musical e visitação das exposições.
Nos dias seguintes, a programação seguiu intensa e envolvente:
Encontro com a autora Elaine Pasquali Cavion
A convidada especial deste ano foi a escritora Eliane Pasquali Cavion, autora de 11 livros infantis, cuja presença encantou crianças e adultos ao longo da programação. Na terça e quarta-feira, Elaine interagiu com alunos do Pré e Maternal do Ceapzinho, além dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em momentos lúdicos que uniram contação de histórias, conversa sobre o processo criativo e incentivo ao imaginário literário. Foram momentos de escuta, troca e valorização da leitura com a apresentação dos livros: “Com 3 letras eu conto, Formigas, Amarelo, Bem no alto, O Mestre dos Guarda-Chuvas e Tempo de Navio”.
Na quarta-feira (28), a participação da escritora teve seu encerramento a noite, em um momento especial que reuniu pais, mães e professores para uma reflexão conduzida pela autora sobre o tema: “Tempo de Leitura – Como suscitar nas crianças o gosto pela leitura”. O momento foi dedicado à reflexão sobre como despertar nas crianças o prazer pela leitura desde os primeiros anos, promovendo um diálogo sensível e inspirador sobre o papel da literatura na formação de leitores críticos e criativos.
Criação, análise e protagonismo nos Anos Finais e Ensino Médio
As turmas do 7º ano compartilharam vídeos baseados na obra Velhas Histórias Guardadas. O Ensino Médio mergulhou em obras da literatura brasileira e africana, com apresentações criativas envolvendo resenhas, cenários e propagandas literárias. Entre os títulos trabalhados estavam A Hora da Estrela, São Bernardo, Quincas Borba, Vidas Secas e Niketche, de Paulina Chiziane.
Encerramento com arte e emoção
Na sexta-feira (30), a programação foi encerrada com a visitação das famílias às exposições e uma apresentação especial do Coro Infantil do CEAP e o grupo de Flautas no auditório da escola, celebrando a leitura por meio da música e da emoção.
A Semana Literária do CEAP demonstrou o compromisso da escola com uma formação que valoriza a arte, a cultura e o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando o prazer pela leitura, a expressão criativa e a reflexão crítica desde os primeiros anos escolares.
Lara Elisane Silva – Assessora de comunicação do CEAP
Galerias de fotos
Veja mais
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimentos
Vivências da Infância: Entre Cores, Traços, Sons e Movimento...
OBMEP - Mirim 2025
OBMEP - IMPA - 2025
CEAP em, The Special Delivery
CEAP em, The Special Delivery
Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal
Olimpíada de Matemática da Rede Sinodal
Campanha de descarte consciente
Campanha de descarte consciente