Meditação de Advento no CEAPzinho

Crianças participaram da montagem da árvore


Notícia publicada em 20/12/2016 13:47 -
CEAPzinho

As turminhas da Educação Infantil participaram na tarde desta quarta-feira de um momento especial de meditação de Advento. Nos preparativos para o tempo natalino, o pastor escolar Alberto Gallert conversou com os pequenos sobre a história da coroa de advento, surgida em um orfanato na Alemanha no Século 19. Como a coroa original foi montada em uma roda de carroça, assim também foi no CEAPzinho, em que a primeira vela foi acesa ontem.

Entre canções e orações, as crianças também curtiram participara da montagem da árvore de Natal. Uma escada foi transformada em prateleira, dando o formato de um pinheiro, em que foram colocados brinquedos e enfeites. O presépio também foi montado. Toda a decoração, no saguão do CEAPzinho, dá, agora, o clima natalino com o qual os alunos vão convivendo diariamente.

Confira a história sobre o surgimento da Coroa de Advento:

Coroa de Advento

A Coroa de Advento não é antiga. Ela foi criada em 1839, em Hamburgo – Alemanha pelo Pastor Luterano Johann Heinrich Wichern (*1808 +1881) para vivenciar o Advento com as crianças do Orfanato Rauhes Haus (Casa Rústica). Este orfanato foi criado e era administrado por este Pastor para dar abrigo, esperança e futuro para as crianças órfãs daquela cidade portuária.

Naquela instituição os órfãos tinham espaço para dormir e fazer suas refeições. E tinham a chance de aprender uma profissão. Muitos saíram dali formados como sapateiros, desenhistas, costureiras e até jardineiros.

Todo ano o Pastor Wichern celebrava o tempo de Advento com meditações, cânticos e reflexões que enfocavam este tempo bonito que antecede o Natal. Para contextualizar aqueles momentos o pastor Wichern pendurou uma roda velha de carroça no teto do orfanato que dirigia. No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande... Um dia antes do Natal todas as velas eram acesas iluminando todo o ambiente.

As meninas e os meninos que moravam naquele orfanato gostavam muito daqueles encontros. A roda ia iluminando mais e mais a sala, a medida que o Natal se aproximava. E foram eles, as meninas e os meninos, que “batizaram” aquele tempo de “Meditação das Velas”. Passaram-se dois anos e aquela pequena Comunidade decidiu enfeitar a roda de carroça com ramos de pinheiro (sinal de vida), fazendo uma linda guirlanda, e foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana.

Muitas pessoas que visitavam a “Rauhes Haus” achavam aquele símbolo muito significativo e quiseram fazer em suas casas uma Coroa de Advento para vivenciar o tempo de Advento com suas famílias também. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro velas, uma para cada domingo/semana.

 

Fontes: http://www.luteranos.com.br/textos/a-origem-da-coroa-de-advento

https://www.facebook.com/EmbaixadaAlemanha/photos/a.124399947659341.22360.121485934617409/1107320772700582/?type=3&theater

Galerias de fotos


Veja mais


08.03.24 - Pré 1 - Contação de história

Pré 1 - Contação de história

Ex-professora de Alemão visita o CEAPZINHO

Ex-professora de Alemão visita o CEAPZINHO

Maternal na Biblioteca

ALunos encantam-se com momentos de Contos e Histórias na Bib...

Alunos do Pré 1 e Pré 2 recebem visita

Alunos do Pré 1 e Pré 2 recebem visita

Maternal 2 na Meditação

Maternal 2 na Meditação