Cultura Urbana
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: Cultura urbana e suas manifestações
Componentes curriculares: Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Artes Visuais
Professoras: Cíntia do Amarante, Bianca Terra e Janaína Feller
Ano/turma: 9ºAno/Ensino Fundamental
Justificativa: Atividades mais próximas da realidade e dos interesses dos alunos dessa faixa etária – a cultura urbana e algumas de suas manifestações, com ênfase no movimento hip-hop e no grafite como manifestação artística urbana e suas implicações culturais e sociais.
Objetivos:
- Ler e interpretar textos sobre cultura urbana.
- Ler e interpretar texto informativo e opinativo sobre a manifestação urbana grafite.
- Fazer uso de pistas contextuais e visuais para compreender o significado de palavras do texto.
- Reconstruir os significados de um texto utilizando estratégias de leitura básicas.
- Identificar informações em um texto oral.
Procedimentos:
Língua Inglesa: Leitura de textos informativos, imagens e diálogos relacionados à cultura urbana e manifestações de arte.
Língua Portuguesa: Leitura de textos informativos, opinativos e visuais relacionados à pichação e ao grafite. Discussão sobre o assunto: pichação é arte ou crime ambiental? Produção de dissertação.
Arte - Leituras de imagem de cultura visual - compreensão de conceitos sobre arte contemporânea - produção de pintura em tela (suporte alternativo) visando a expressão da cultura juvenil - Assistir entrevista com artistas grafiteiros “os gêmeos” com a finalidade de fomentar pesquisa sobre as manifestações artísticas e culturais.
Todas - produção de pesquisa, roteiro e gravação de vídeo de reportagem sobre diversos aspectos do assunto Cultura urbana e suas manifestações.
Assuntos pesquisados:
CULTURA URBANA: HIP HOP, RAP, BEATBOX, DJING, BREAK DANCE.
ARTE URBANA: GRAFITE E SUAS IMPLICAÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS. GRAFITEIROS: OS GÊMEOS, ALEX VALLAURI, CR NIO, ANARKIA BOLADONA, EDUARDO KOBRA BANKSY, JEAN MICHEL BASQUIAT, EDGAR MULLER, MATIAS BROTAS.
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS.OBRAS COM TEMAS REFLEXIVOS/SOCIAIS.
ASPECTOS HISTÓRICOS, DISSOCIAÇÃO DO GRAFITE E PICHAÇÃO, STREET INSTALLATIONS.
CULTURA NA MODA: INFLUÊNCIA DA ARTE.
*1º MUSEU DA ARTE URBANA EM PARIS (STREET ART).
*BAIRRO NOVA IORQUINO DO BRONX - BERÇO DO GRAFITE.
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO GRAFITE - BRASIL (Lei do Plano | Plano Nacional de Cultura)
A entrega da pesquisa e do roteiro aconteceu dia 24/04 e a apresentação dos vídeos ocorreu dia 27/04.
Galerias de fotos
Veja mais
Mostra Científica: Saberes em Ação
Mostra Científica: Saberes em Ação
Educação financeira no 9º ano
Educação financeira no 9º ano
Festival de Ginástica Artística do CEAP
Festival de Ginástica Artística do CEAP
Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental
Projeto "Name it" no 1º ano do Ensino Fundamental
CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí - 2024
CEAP participa da II Semana Restaurativa de Ijuí