Fim de tarde Farroupilha - CEAPzinho

Fim de tarde Farroupilha - CEAPzinho


Notícia publicada em 15/09/2023 14:47 -
CEAPzinho

 

CEAPzinho promove Fim de tarde Farroupilha

No fim da tarde de quinta-feira,14, as crianças da Educação Infantil, do CEAPzinho, realizaram apresentações artísticas.

Nas últimas semanas, a cultura Rio-grandense foi inspiração para diferentes vivências entre as crianças e no encontro de quinta, elas puderam mostrar para os familiares um pouco daquilo que aprenderam.

A turminha do Maternal 1 explicou o que é tradição e dançou ao som da canção folclórica “Pezinho”.

“O Pezinho constitui uma das mais simples danças e ao mesmo tempo uma das mais belas danças gaúchas. A melodia do Pezinho, muito popular em Portugal e nos Açores, veio a gozar de intensa popularidade no litoral dos Estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “

A alegria da cavalgada do Maternal 2 foi contagiante. Apresentaram o Cavalo Crioulo o qual está entre os símbolos do nosso Estado. Em seguida, através da canção - Sou Gaúcho, cantaram outros elementos da cultura do povo rio-grandense.

O chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia a dia, constitui-se de uma das tradições mais representativas deste povo. É também conhecido como mate amargo, mas não tem nada de amargo em seu significado: é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho. O Pré 1 dançou e brincou a partir de músicas com a temática CHIMARRÃO.

A professora Mariela Quadros, ganhou a atenção dos presentes contando a lenda da “Erva Mate”.

A turma do Pré 2 cantou a música Céu, Sol, Sul, Terra e Cor.

No RS o artesão que trança o couro para dar forma a diferentes artefatos utilizados na lida campeira chama-se “guasqueiro”. As crianças em uma releitura desta atividade, no pau de fitas, trançaram fitas ao som da canção “Trança o Laço”.

A tarde encerrou com muita alegria e músicas tradicionalistas do Rio Grande do sul.

Galerias de fotos


Veja mais


Maternal 1 - em contexto de exploração

Maternal 1 - em contexto de exploração

Pré 1 e Pré 2 aprenderam a jogar Bolão

Pré 1 e Pré 2 aprenderam a jogar Bolão

Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

08.03.24 - Pré 1 - Contação de história

Pré 1 - Contação de história

Ex-professora de Alemão visita o CEAPZINHO

Ex-professora de Alemão visita o CEAPZINHO