CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância


Notícia publicada em 13/04/2021 01:26 -
CEAPzinho
Geral

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

 

            Pesquisas recentes, nos campos da Educação e da Neurociência, sinalizam que as vivências sensoriais oferecem estrutura para a seleção de sinapses e para a organização do cérebro, ou seja, são desencadeadoras para a (re)construção de estruturas cognitivas importantes durante a primeira infância. Contudo é essencial que tais estímulos sejam fornecidos adequadamente, para a integração das aprendizagens, capazes de possibilitar a formação e aquisição de conceitos, desde os mais simples até os mais complexos.

            Nessa perspectiva a Educação Infantil, no Maternal 1, procura dar oportunidade para a criança explorar potencialidades sensoriais, contemplando todos os sentidos: motor, tátil, olfativo, palatal, visual e auditivo. Quando o professor prepara um contexto para exploração precisa ter clareza da intencionalidade daquela oferta, entender que cada criança irá interagir com o que está disponibilizado de maneira diversa e, principalmente, manter os canais de escuta e observação voltados para cada manifestação. Cada vez que uma experiência for proporcionada, esta irá suscitar novas possibilidades de exploração e vivência.

            As crianças são convidadas diariamente a explorar diferentes materiais: tintas, farinha, massinha de modelar, grãos, objetos não estruturados e materialidades da natureza como barro, terra, areia, água, pedra, madeiras, cascas de árvore, folhas, frutos e sementes.

            Ao proporcionar esses momentos lúdicos cada uma se diverte do seu jeito e no seu tempo, se descobre, desenvolve a auto estima, fortalece vínculos, constrói e desconstrói as possibilidades que os materiais oferecem e sua imaginação flui. Estimula os sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição, assim conhece o mundo ao seu redor de diferentes formas.

            Na vivência a ser realizada cada criança recebe em seu espaço o material necessário para brincar e explorar, tendo assim espontaneidade e tempo para pensar, olhar, tentar tocar ou simplesmente observar. A observação acontece muito nesse período, pelo fato da criança mostrar-se curiosa pelo novo.

            Após o tempo necessário e o respeito a singularidade cada uma vai explorando livremente, no papel, na mesa, dentro da bacia de contexto e até mesmo em seu corpo, descobrindo maneiras diferentes de misturar e brincar com o material. Esse momento é rico, cheio de significados importantíssimos para o seu desenvolvimento e se faz essencial o olhar e a escuta das professoras, pois é durante essas interações que as mesmas irão refletir sobre as aprendizagens, num processo de interlocução com suas fundamentações e abordagens metodológicas, para planejar.

 

Professoras da Educação Infantil do CEAP – Maternal 1

Jaqueline Maria Stefani

Mariela Quadro Rodrigues

Galerias de fotos


Veja mais


Maternal 1 - em contexto de exploração

Maternal 1 - em contexto de exploração

Pré 1 e Pré 2 aprenderam a jogar Bolão

Pré 1 e Pré 2 aprenderam a jogar Bolão

Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis