CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância


Notícia publicada em 13/04/2021 01:26 -
CEAPzinho
Geral

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

 

            Pesquisas recentes, nos campos da Educação e da Neurociência, sinalizam que as vivências sensoriais oferecem estrutura para a seleção de sinapses e para a organização do cérebro, ou seja, são desencadeadoras para a (re)construção de estruturas cognitivas importantes durante a primeira infância. Contudo é essencial que tais estímulos sejam fornecidos adequadamente, para a integração das aprendizagens, capazes de possibilitar a formação e aquisição de conceitos, desde os mais simples até os mais complexos.

            Nessa perspectiva a Educação Infantil, no Maternal 1, procura dar oportunidade para a criança explorar potencialidades sensoriais, contemplando todos os sentidos: motor, tátil, olfativo, palatal, visual e auditivo. Quando o professor prepara um contexto para exploração precisa ter clareza da intencionalidade daquela oferta, entender que cada criança irá interagir com o que está disponibilizado de maneira diversa e, principalmente, manter os canais de escuta e observação voltados para cada manifestação. Cada vez que uma experiência for proporcionada, esta irá suscitar novas possibilidades de exploração e vivência.

            As crianças são convidadas diariamente a explorar diferentes materiais: tintas, farinha, massinha de modelar, grãos, objetos não estruturados e materialidades da natureza como barro, terra, areia, água, pedra, madeiras, cascas de árvore, folhas, frutos e sementes.

            Ao proporcionar esses momentos lúdicos cada uma se diverte do seu jeito e no seu tempo, se descobre, desenvolve a auto estima, fortalece vínculos, constrói e desconstrói as possibilidades que os materiais oferecem e sua imaginação flui. Estimula os sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição, assim conhece o mundo ao seu redor de diferentes formas.

            Na vivência a ser realizada cada criança recebe em seu espaço o material necessário para brincar e explorar, tendo assim espontaneidade e tempo para pensar, olhar, tentar tocar ou simplesmente observar. A observação acontece muito nesse período, pelo fato da criança mostrar-se curiosa pelo novo.

            Após o tempo necessário e o respeito a singularidade cada uma vai explorando livremente, no papel, na mesa, dentro da bacia de contexto e até mesmo em seu corpo, descobrindo maneiras diferentes de misturar e brincar com o material. Esse momento é rico, cheio de significados importantíssimos para o seu desenvolvimento e se faz essencial o olhar e a escuta das professoras, pois é durante essas interações que as mesmas irão refletir sobre as aprendizagens, num processo de interlocução com suas fundamentações e abordagens metodológicas, para planejar.

 

Professoras da Educação Infantil do CEAP – Maternal 1

Jaqueline Maria Stefani

Mariela Quadro Rodrigues

Galerias de fotos


Veja mais


Perdidos no Palco 2021

De volta ao trabalho

Olhares Investigativos

Olhares Investigativos

Programação de 2021 iniciou no CEAP

Programação de 2021 iniciou no CEAP

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”