Campo do CEAP com novas possibilidades

Maior "sala de aula" da escola será melhor explorada


Notícia publicada em 07/02/2017 13:54 -
Geral

O Campo do CEAP é reconhecido pela comunidade escolar e ijuiense como um excelente espaço de lazer, entretenimento e interação com a natureza. Muito usado para integração entre alunos, momentos de esporte e lazer e algumas ações pedagógicas, o Parque Desportivo Richard Steinke, carinhosamente chamado de “Campo do CEAP”, terá seu aproveitamento ampliado na escola a partir desse ano, com exploração maior do potencial pedagógico daquele ambiente.

                A cada 15 dias alunos do 1º ao 4º anos do Ensino Fundamental terão uma tarde inteira de aula no Campo. E com um planejamento especial. “A ideia é que seja diferente dos momentos de lazer e integração que as turmas têm eventualmente. Serão dias de aula, com horário fixo, com explorações das questões ambientais e possibilidades que aquele espaço oferece”, salienta o diretor Gustavo Malschitzky. O grupo de professores já trabalha desde o final do ano passado com o planejamento neste sentido, “que tem por princípio o ‘lá fora’, ou seja, a exploração de possibilidades pedagógicas ao ar livre em um espaço como aquele”.

                Para auxiliar no desenvolvimento destas ações pedagógicas, uma sala de apoio foi montada em um dos espaços debaixo da arquibancada em frente à pista de atletismo. Com uma cozinha, equipamentos para projeção de materiais pedagógicos, classes, cadeiras, quadro, o novo espaço será base para as ações desenvolvidas quinzenalmente pelos alunos e professores, além de oferecer abrigo adequado nos dias de chuva e frio ou calor excessivos.  Do “lado de fora”, as possibilidades de exploração pedagógicas são diversas. Plantando uma horta, por exemplo, será possível trabalhar, além das questões ambientais, a Matemática, ou a Educação Financeira, a partir de assuntos ligados ao cotidiano dos alunos. “Vão poder explorar conceitos, enquanto fazem relações entre eles e seu dia a dia, através de temas transversais e que irão interligar diferentes campos do conhecimento”, salienta o diretor. 

Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte