Alunos em contato com a natureza

Férias no CEAPzinho


Notícia publicada em 17/01/2019 16:56 -
CEAPzinho
Geral

Alunos em contato com a natureza no CEAP

Durante este mês o Colégio Evangélico Augusto Pestana realiza o CEAPzinho em Férias, seguindo o mesmo formato de anos anteriores, os alunos dos níveis 1 ao 5 passam a tarde envolvidos com uma programação bem variada e muito divertida.  As aventuras mais aguardadas são as tardes no campo do CEAP onde as brincadeiras são ao ar livre e em contato com a natureza.

As crianças que crescem em contato com o ambiente natural são mais propensas a se tornarem consumidores adultos mais bem informados e a assumirem um estilo de vida mais consciente ambientalmente. A natureza é muito importante no desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.

Estudos nos EUA mostram que, em escolas que usam a natureza como sala de aula, há uma melhora significativa no desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática. (American Institutes for Research, 2005)

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho… Estudos com crianças escolarizadas mostram que nas áreas verdes da escola as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa.

A criança que convive com o meio natural e desenvolve afinidade em relação à natureza aprecia e zela pelo mundo à sua volta porque o respeita e o reconhece como seu ambiente de pertencimento. A natureza é importante no desenvolvimento infantil em cada um de seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. Além de proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta a paz, o autocontrole e a autodisciplina. 

Em contato com a natureza, o ser humano aprende a avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar desde cedo, na interação com o ambiente. Garantir à criança o brincar ao ar livre é proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender sobre eles. E, dessa forma, chegarão à vida adulta mais preparados, resilientes e capazes de lidar com as adversidades da vida.

Assessoria de Comunicação

CEAP - Ijuí

Galerias de fotos


Veja mais


23.10.2019 - Conceito de polaridade

Conceito de polaridade

17.10.2019 - Sistema Anglo de Ensino agora no CEAP

Sistema Anglo de Ensino agora no CEAP