A importância do Letramento Digital

CEAP incentiva o Letramento Digital


Notícia publicada em 16/05/2020 00:48 -
Geral

A importância do Letramento Digital

No CEAP o incentivo inicia na alfabetização

 

Estamos passando boa parte de nosso tempo conectados por meio de computadores, tablets e smartphones. Nossa comunicação se tornou, por conta da quarentena, mais digital do que pessoal e então, estamos vendo com clareza a importância do letramento digital.

O termo “Letramento Digital” refere-se a utilização das tecnologias com um sentido, ou seja, é o mesmo que ser uma pessoa letrada (saber ler e escrever), porém, em ambiente virtual. Enquanto instituição de ensino percebemos a grande necessidade de ensinar as crianças a usarem as tecnologias disponíveis atualmente de forma ativa e construtiva. Quando falamos em construção, nos referimos ao entendimento, saber porque está usando e para qual objetivo. Hoje, é papel dos pais e professores dar atenção não só à alfabetização ou ao letramento tradicional, mas também ao digital!

Atualmente, não é mais suficiente aprender a escrever apenas com lápis e papel. Precisamos entender como interagir por meio de recursos digitais, uma vez que estamos nos comunicando quase sempre através do teclado e de telas touch screen. Porém, trazer essas tecnologias para a sala de aula não significa necessariamente garantir que haverá aprendizado. É necessário que se pense em atividades e projetos que estimulem o desenvolvimento de senso crítico e da reflexão dos alunos.

No CEAP as tecnologias são utilizadas para auxiliar no processo de alfabetização, como uma forma de fazer as crianças se acostumarem com a presença de forma significativa. O ensino de robótica e linguagens de programação pode tornar as crianças desenvolvedoras de tecnologia e não apenas usuárias de recursos tecnológicos. Nesse contexto, é importante que o letramento digital seja inserido dentro de casa e nas salas de aula, com a finalidade de termos no futuro profissionais preocupados com a sua atualização.

Em nossa escola, seguimos esta linha de pensamento, e, entendemos que é preciso preparar as crianças para este novo cenário através do letramento digital, em que a alfabetização tecnológica pode, também, ajudar a formar cidadãos mais conscientes e capazes de interagir de maneira reflexiva e crítica com a tecnologia. O mundo digital, assim como oferece possibilidades incríveis, também apresenta perigos, como cyberbullying, por isso, incentive o seu filho não só a aprender a usar a tecnologia, mas também a entender como ela funciona para que possa o Letramento Digital, servir de instrumento de desenvolvimento de habilidades como: escrever, desenhar, programar sites, criar jogos entre outras opções digitais.

 

Lara Elisane Silva

Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí

Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte