A importância do Letramento Digital

CEAP incentiva o Letramento Digital


Notícia publicada em 16/05/2020 00:48 -
Geral

A importância do Letramento Digital

No CEAP o incentivo inicia na alfabetização

 

Estamos passando boa parte de nosso tempo conectados por meio de computadores, tablets e smartphones. Nossa comunicação se tornou, por conta da quarentena, mais digital do que pessoal e então, estamos vendo com clareza a importância do letramento digital.

O termo “Letramento Digital” refere-se a utilização das tecnologias com um sentido, ou seja, é o mesmo que ser uma pessoa letrada (saber ler e escrever), porém, em ambiente virtual. Enquanto instituição de ensino percebemos a grande necessidade de ensinar as crianças a usarem as tecnologias disponíveis atualmente de forma ativa e construtiva. Quando falamos em construção, nos referimos ao entendimento, saber porque está usando e para qual objetivo. Hoje, é papel dos pais e professores dar atenção não só à alfabetização ou ao letramento tradicional, mas também ao digital!

Atualmente, não é mais suficiente aprender a escrever apenas com lápis e papel. Precisamos entender como interagir por meio de recursos digitais, uma vez que estamos nos comunicando quase sempre através do teclado e de telas touch screen. Porém, trazer essas tecnologias para a sala de aula não significa necessariamente garantir que haverá aprendizado. É necessário que se pense em atividades e projetos que estimulem o desenvolvimento de senso crítico e da reflexão dos alunos.

No CEAP as tecnologias são utilizadas para auxiliar no processo de alfabetização, como uma forma de fazer as crianças se acostumarem com a presença de forma significativa. O ensino de robótica e linguagens de programação pode tornar as crianças desenvolvedoras de tecnologia e não apenas usuárias de recursos tecnológicos. Nesse contexto, é importante que o letramento digital seja inserido dentro de casa e nas salas de aula, com a finalidade de termos no futuro profissionais preocupados com a sua atualização.

Em nossa escola, seguimos esta linha de pensamento, e, entendemos que é preciso preparar as crianças para este novo cenário através do letramento digital, em que a alfabetização tecnológica pode, também, ajudar a formar cidadãos mais conscientes e capazes de interagir de maneira reflexiva e crítica com a tecnologia. O mundo digital, assim como oferece possibilidades incríveis, também apresenta perigos, como cyberbullying, por isso, incentive o seu filho não só a aprender a usar a tecnologia, mas também a entender como ela funciona para que possa o Letramento Digital, servir de instrumento de desenvolvimento de habilidades como: escrever, desenhar, programar sites, criar jogos entre outras opções digitais.

 

Lara Elisane Silva

Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí

Veja mais


Rematrículas

Rematrículas

19.10.2020

130 anos de Ijuí

.

Dia dos Professores

03.10.2020 - Projeto 8º ano do Ensino Fundamental

Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa