7º ano do Ensino Fundamental PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL
COLÉGIO EVANGÉLICO AUGUSTO PESTANA
7º ano do Ensino Fundamental
PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL
O ser humano, ao longo de sua existência, ampliou sua capacidade de modificar as paisagens e os lugares, transformando-os em espaços geográficos. Isso viabilizou a criação de instrumentos e métodos de trabalho cada vez mais aperfeiçoados e eficazes para atender às suas necessidades. Os aprimoramentos das técnicas e o avanço das pesquisas científicas alteraram profundamente o modo de produção que, a partir do século XVIII, refletiu-se nas atividades industriais.
Buscando compreender o desenvolvimento e os processos industriais no Brasil os alunos do sétimo ano do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) de Ijuí/RS, propuseram-se a pesquisar algumas indústrias locais, com o objetivo de conhecer a importância econômica para o município e região. Essa pesquisa foi realizada em algumas indústrias de pequeno, médio e grande porte, das mais variadas áreas de produção. Essa atividade foi realizada a partir de entrevistas via e-mail, visitas agendadas e sites fidedignos. Tais informações aspectos geográficos e quantitativos nos quais estas indústrias estão inseridas. Foram analisados como a origem da indústria- recente ou antiga (base familiar), tamanho, a empregabilidade, a produção, matérias-primas utilizadas, classificação (indústrias de base/indústrias de bens intermediários/indústrias de bens de consumo) e a da transformação do local (paisagem).
No que se refere às questões matemáticas, os alunos foram instigados a buscar informações pertinentes ao tempo de serviço na empresa, distribuição dos postos de trabalho entre os gêneros e escolaridade dos funcionários. Essas informações contemplaram conhecimentos de estatística (média, moda e mediana), elaboração e interpretação de gráficos e análise de percentuais. Todos esses conceitos foram trabalhados nas aulas de Matemática do sétimo ano e a pesquisa oportunizou sua inserção no contexto da sociedade da qual fazem parte como cidadãos.
A atividade iniciou nos meados de setembro nos componentes de Geografia e Matemática sob supervisão das professoras Cristiane Vione e Fátima Burtet, sendo concretizada no mês de novembro. Os alunos realizaram a pesquisa, confeccionaram um relatório em duplas e, posteriormente, socializaram os resultados no grande grupo.
A pesquisa demonstrou o quanto é possível aplicar a transdisciplinaridade e a contribuição que isso pode trazer para melhor compreensão do mundo em que vivemos, da sociedade na qual estamos inseridos, da aplicabilidade dos conteúdos estudados em situações reais. Agradecemos imensamente o apoio das indústrias que nos forneceram os dados e foram receptivas com os alunos. Somos gratas, também, aos pais que engajaram-se na pesquisa, pela sua participação, contribuições e, fundamentalmente pela credibilidade no nosso trabalho.
Texto das Professoras: Cristiane Vione e Fátima Burtet
_______________________________
Assessoria de Comunicação do CEAP
Perfil Comunicação Social
Veja mais
Olimpíada de Matemática 2023
Olimpíada de Matemática 2023
Pré 2 no Laboratório de Biologia
Pré 2 no Laboratório de Biologia
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho
Festa Farroupilha no CEAPZINHO
Festa Farroupilha no CEAPZINHO
Turma do Itinerário Formativo de Ciências da Natureza na UNIJUÍ
CEAP no laboratório de Nutrição da UNIJUÍ