27.11.2020 - Turma do 7º ano pesquisa indústria local

7º ano do Ensino Fundamental PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL


Notícia publicada em 27/11/2020 14:02 -
Geral

COLÉGIO EVANGÉLICO AUGUSTO PESTANA

7º ano do Ensino Fundamental

PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL

 

O ser humano, ao longo de sua existência, ampliou sua capacidade de modificar as paisagens e os lugares, transformando-os em espaços geográficos. Isso viabilizou a criação de instrumentos e métodos de trabalho cada vez mais aperfeiçoados e eficazes para atender às suas necessidades. Os aprimoramentos das técnicas e o avanço das pesquisas científicas alteraram profundamente o modo de produção que, a partir do século XVIII, refletiu-se nas atividades industriais. 

Buscando compreender o desenvolvimento e os processos industriais no Brasil os alunos do sétimo ano do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) de Ijuí/RS, propuseram-se a pesquisar algumas indústrias locais, com o objetivo de conhecer a importância econômica para o município e região. Essa pesquisa foi realizada em algumas indústrias de pequeno, médio e grande porte, das mais variadas áreas de produção. Essa atividade foi realizada a partir de entrevistas via e-mail, visitas agendadas   e sites fidedignos. Tais informações aspectos geográficos e quantitativos nos quais estas indústrias estão inseridas. Foram analisados como a origem da indústria- recente ou antiga (base familiar), tamanho, a empregabilidade, a produção, matérias-primas utilizadas, classificação (indústrias de base/indústrias de bens intermediários/indústrias de bens de consumo) e a da transformação do local (paisagem).

 No que se refere às questões matemáticas, os alunos foram instigados a buscar   informações pertinentes ao tempo de serviço na empresa, distribuição dos postos de trabalho entre os gêneros e escolaridade dos funcionários. Essas informações contemplaram conhecimentos de estatística (média, moda e mediana), elaboração e interpretação de gráficos e análise de percentuais. Todos esses conceitos foram trabalhados nas aulas de Matemática do sétimo ano e a pesquisa oportunizou sua inserção no contexto da sociedade da qual fazem parte como cidadãos. 

A atividade iniciou nos meados de setembro nos componentes de Geografia e Matemática sob supervisão das professoras Cristiane Vione e Fátima Burtet, sendo concretizada no mês de novembro. Os alunos realizaram a pesquisa, confeccionaram um relatório em duplas e, posteriormente, socializaram os resultados no grande grupo. 

 A pesquisa demonstrou o quanto é possível aplicar a transdisciplinaridade e a contribuição que isso pode trazer para melhor compreensão do mundo em que vivemos, da sociedade na qual estamos inseridos, da aplicabilidade dos conteúdos estudados em situações reais. Agradecemos imensamente o apoio das indústrias que nos forneceram os dados e foram receptivas com os alunos. Somos gratas, também, aos pais que engajaram-se na pesquisa, pela sua participação, contribuições e, fundamentalmente pela credibilidade no nosso trabalho. 

 

Texto das Professoras: Cristiane Vione e Fátima Burtet

 

 

 

_______________________________

Assessoria de Comunicação do CEAP

Perfil Comunicação Social

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal