27.11.2020 - Turma do 7º ano pesquisa indústria local

7º ano do Ensino Fundamental PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL


Notícia publicada em 27/11/2020 14:02 -
Geral

COLÉGIO EVANGÉLICO AUGUSTO PESTANA

7º ano do Ensino Fundamental

PESQUISA INDÚSTRIA LOCAL

 

O ser humano, ao longo de sua existência, ampliou sua capacidade de modificar as paisagens e os lugares, transformando-os em espaços geográficos. Isso viabilizou a criação de instrumentos e métodos de trabalho cada vez mais aperfeiçoados e eficazes para atender às suas necessidades. Os aprimoramentos das técnicas e o avanço das pesquisas científicas alteraram profundamente o modo de produção que, a partir do século XVIII, refletiu-se nas atividades industriais. 

Buscando compreender o desenvolvimento e os processos industriais no Brasil os alunos do sétimo ano do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) de Ijuí/RS, propuseram-se a pesquisar algumas indústrias locais, com o objetivo de conhecer a importância econômica para o município e região. Essa pesquisa foi realizada em algumas indústrias de pequeno, médio e grande porte, das mais variadas áreas de produção. Essa atividade foi realizada a partir de entrevistas via e-mail, visitas agendadas   e sites fidedignos. Tais informações aspectos geográficos e quantitativos nos quais estas indústrias estão inseridas. Foram analisados como a origem da indústria- recente ou antiga (base familiar), tamanho, a empregabilidade, a produção, matérias-primas utilizadas, classificação (indústrias de base/indústrias de bens intermediários/indústrias de bens de consumo) e a da transformação do local (paisagem).

 No que se refere às questões matemáticas, os alunos foram instigados a buscar   informações pertinentes ao tempo de serviço na empresa, distribuição dos postos de trabalho entre os gêneros e escolaridade dos funcionários. Essas informações contemplaram conhecimentos de estatística (média, moda e mediana), elaboração e interpretação de gráficos e análise de percentuais. Todos esses conceitos foram trabalhados nas aulas de Matemática do sétimo ano e a pesquisa oportunizou sua inserção no contexto da sociedade da qual fazem parte como cidadãos. 

A atividade iniciou nos meados de setembro nos componentes de Geografia e Matemática sob supervisão das professoras Cristiane Vione e Fátima Burtet, sendo concretizada no mês de novembro. Os alunos realizaram a pesquisa, confeccionaram um relatório em duplas e, posteriormente, socializaram os resultados no grande grupo. 

 A pesquisa demonstrou o quanto é possível aplicar a transdisciplinaridade e a contribuição que isso pode trazer para melhor compreensão do mundo em que vivemos, da sociedade na qual estamos inseridos, da aplicabilidade dos conteúdos estudados em situações reais. Agradecemos imensamente o apoio das indústrias que nos forneceram os dados e foram receptivas com os alunos. Somos gratas, também, aos pais que engajaram-se na pesquisa, pela sua participação, contribuições e, fundamentalmente pela credibilidade no nosso trabalho. 

 

Texto das Professoras: Cristiane Vione e Fátima Burtet

 

 

 

_______________________________

Assessoria de Comunicação do CEAP

Perfil Comunicação Social

Veja mais


Olhares Investigativos

Olhares Investigativos

Programação de 2021 iniciou no CEAP

Programação de 2021 iniciou no CEAP

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP proporciona vivências sensoriais na infância

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”

CEAP mantém a tradição da “Osterbaum”

01.03.2021 - De volta à rotina

Organize suas atividades