Literatura de Cordel
Alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental do CEAP dedicaram-se a conhecer a literatura de Cordel. Nas aulas da professora Denise Córdova, leram, se encantaram e criaram a sua própria arte.
Informações sobre o trabalho:
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.
Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. As histórias presentes no cordel fazem parte da cultura popular e, em geral, mesclam o humor e ironia com uma abordagem crítica de questões presentes no cotidiano e na cultura popular.
Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. É comum que o cordelista seja o autor, o ilustrador, o produtor, o intérprete e o vendedor da obra.
Cordel também proporciona a divulgação da arte, das tradições populares e dos artistas locais. Assume uma grande relevância na manutenção das identidades culturais e das tradições literárias regionais.
Literatura de cordel
A literatura de cordel tem início no período colonial, uma tradição trazida pelos colonizadores portugueses. Na Europa, os cordéis eram populares também em países como a França, a Espanha e a Inglaterra.
No Brasil, a literatura de cordel tornou-se popular no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores.
Alguns nomes ficaram conhecidos e se tornaram referência na literatura de cordel como Patativa do Assaré, Zé da Luz e João Martins de Athayde.
Fonte: https://www.significados.com.br/cordel/
Galerias de fotos
Veja mais
Festival de Basquete 2023
Basquete
ATESE 2023
ATESE 2023
Olimpíada de Matemática 2023
Olimpíada de Matemática 2023
Pré 2 no Laboratório de Biologia
Pré 2 no Laboratório de Biologia
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho
Palestra sobre a Indumentária do Gaúcho