26.10.2021 - Literatura de Cordel - 4º ano EF

Literatura de Cordel


Notícia publicada em 26/10/2021 14:27 -
Geral
Ensino Fun...

Alunos do 4ª ano do Ensino Fundamental do CEAP dedicaram-se a conhecer a literatura de Cordel. Nas aulas da professora Denise Córdova, leram, se encantaram e criaram a sua própria arte.

 

Informações sobre o trabalho:

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.

Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. As histórias presentes no cordel fazem parte da cultura popular e, em geral, mesclam o humor e ironia com uma abordagem crítica de questões presentes no cotidiano e na cultura popular.

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. É comum que o cordelista seja o autor, o ilustrador, o produtor, o intérprete e o vendedor da obra.

Cordel também proporciona a divulgação da arte, das tradições populares e dos artistas locais. Assume uma grande relevância na manutenção das identidades culturais e das tradições literárias regionais.

Literatura de cordel

A literatura de cordel tem início no período colonial, uma tradição trazida pelos colonizadores portugueses. Na Europa, os cordéis eram populares também em países como a França, a Espanha e a Inglaterra.

No Brasil, a literatura de cordel tornou-se popular no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores.

Alguns nomes ficaram conhecidos e se tornaram referência na literatura de cordel como Patativa do Assaré, Zé da Luz e João Martins de Athayde.

 

Fonte: https://www.significados.com.br/cordel/

Galerias de fotos


Veja mais


Acervo da comunidade Evangélica ganha destaque no Museu do CEAP

Acervo da comunidade Evangélica ganha destaque no Museu do C...

Jogo virtual na aula de geografia

Jogo virtual na aula de geografia

Alunos do 8º ano do EF estudam a obra literária Percy Jakson, o ladrão de raios

Alunos do 8º ano do EF estudam a obra literária Percy Jakson...