As turmas do 1º ano confeccionaram um Tambor do Oceano.
Foi uma parceria pedagógica com duas linguagens artísticas: plástica e musical. As professoras Rosane e Letícia, relataram o trabalho.
Usando uma caixa de pizza fomos desafiados a criar o “fundo do mar”. Para dar um efeito diferente, dizemos bolhas de sabão com água azul. Ao assoprar o canudo as bolhas iam caindo sobre a caixa e tingindo as profundezas do oceano. Ficou muito bom!
Mas afinal, o que é que tem de interessante no fundo do mar?
Descobrimos várias espécies de peixes, e cada um do seu jeito foi criando o seu cardume. Desenhamos, pintamos, recortamos e colocamos tudo no maior capricho. Também não poderia faltar mergulhadores, submarinos, navios naufragados...e muito brilho.
Mar pronto!! Psiuuu, silêncio! Estou ouvindo uns ruídos....
Ah! Esses ruídos, esses barulhinhos, esses sons .... Vamos pegar nossa caixa e junto com a professora Letícia vamos descobrir o que é isso?
Sim, vamos!
A professora Letícia nos contou que no segundo trimestre, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental estudam instrumentos musicais. Além de ouvir músicas com instrumentos variados, um projeto desenvolvido foi a confecção de um tambor do oceano (ocean drum), com o qual puderam explorar o som e realizar um trabalho de improvisação e composição musical.
Esse instrumento de percussão possibilita a produção de sons que imitam as ondas quebrando na praia. Sua forma é de um pandeiro fechado e no interior tem uma série de contas de metal. Toca-se segurando o instrumento na horizontal e movimentando os pulsos, de forma que as contas de metal se movam. Variações na velocidade de movimentação produzem sons diferentes. Na versão confeccionada pelos alunos foram utilizadas caixas de pizza de papelão e sementes e grãos ao invés das contas de metal. A quantidade de grãos não pode ser muito grande nem pequena demais, para garantir a qualidade do resultado sonoro pretendido.
Depois de explorar o instrumento confeccionado, as crianças foram desafiadas à elaboração de uma Paisagem Sonora (SCHAFER, 1991) do mar, num trabalho em grupo. As composições foram apresentadas para os demais colegas da turma e incluíram sons vocais de gaivotas e outros pássaros, criação de versos cantados e elementos cênicos e visuais. O resultado foi surpreendente e revelou não apenas o potencial criador das turmas envolvidas (1º ano do Ensino Fundamental), mas também a importância de envolvimento em processos criativos no ambiente escolar.
Letícia Buchmann
Professora de Música
Referências Bibliográficas
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trensh de O. Fonterrada, Magda R Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
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