18.03.2022 - Itinerário Formativo - Ciências da Natureza - 1ª série Ensino Médio

Notícia publicada em 21/03/2022 12:56 -
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CEAP - Itinerário Formativo - Ciências da Natureza

Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de ciências biológicas da Unijuí receberam na quinta-feira, 17 de março, junto a Trilha Vó Preta e seus laboratórios, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) para a realização do Itinerário Formativo: Ciências da Natureza. O tema trabalhado foi a poluição das águas, saneamento básico e resíduos sólidos.

Esta atividade corresponde à parceria entre a UNIJUI e a escola para auxiliar na implantação do novo Ensino Médio que prevê uma parte da carga horária em Itinerários Formativos. Os itinerários representam possibilidades de escolha aos estudantes, com foco em áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, aproximando os conteúdos à realidade dos estudantes.

No primeiro momento os estudantes foram separados em três grupos e conduzidos pela Trilha da Vó Preta para a realização da coleta de água e medição da temperatura e pH em três pontos distintos do arroio Espinho, com o intuito de observar as características de cada ambiente. A coleta e as medições tiveram como principal objetivo promover a discussão dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos estabelecidos pela resolução do CONAMA 375/2005, que determina a qualidade das águas e as classifica quanto à sua utilização.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de aplicar o Protocolo de Avaliação Rápida (PAR), desenvolvido por Callisto et al. (2002), que auxilia o monitoramento ambiental dos sistemas hídricos e foram incentivados a posteriormente, em sala de aula, socializar e comparar os resultados obtidos por todos os três grupos nos diferentes pontos do arroio. Ao longo do percurso foram discutidas questões sobre a elaboração e execução do projeto da Trilha, o caminho percorrido pelo arroio e os diversos impactos causados pelo ser humano na água, fauna e flora.

Também foram debatidos temas com grande destaque atual como a utilização de agrotóxicos e os seus efeitos sobre a biodiversidade e saúde humana, além do aumento da quantidade de poluentes emergentes encontrados nas águas de todo o mundo, de modo que os alunos perpassaram por diversas áreas do conhecimento, como Química Orgânica, Ecologia, Direito Ambiental e Geografia, abarcando e integralizando diversos conceitos.

 Na segunda etapa do itinerário, os alunos foram recebidos no laboratório de zoologia, onde foram discutidos alguns conceitos e princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), dentre eles: a diferença entre aterro sanitário, aterro controlado e lixão, o que são estações de transbordo; reutilização, reciclagem e logística reversa; o Código de cores para os diferentes tipos de resíduos estabelecidos pela resolução do CONAMA; dados sobre os resíduos do município de Ijuí, as rotas de coleta e os ecopontos.

 Por fim, os alunos realizaram uma atividade prática de separação de resíduos sólidos para a coleta seletiva, seguida de uma discussão sobre a atividade. Esse segundo momento de atividade teve como objetivo possibilitar aos alunos melhor compreensão dos processos pelos quais os resíduos sólidos passam desde o momento em que são separados, até sua disposição final ambientalmente adequada, dando especial destaque ao papel e responsabilidade da comunidade de modo geral.

Durante esta programação os alunos da 1ª série do Ensino Médio do CEAP foram acompanhados pelos Bolsistas do PET - SESu/MEC do Curso de Ciências Biológicas da Unijuí: Giulia Hoffmann, Rafael Schneider Costa, Stefani Alexandra Grutka e Talisa Cristine Dassow. 

 

Ijuí, 18 de março de 2022

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