03.10.2020 - Projeto 8º ano do Ensino Fundamental

Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa


Notícia publicada em 07/10/2020 13:37 -
Geral

Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa

no 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP 

 

            Com a proposta de mostrar aos alunos que um mesmo tema possui múltiplos aspectos a serem analisados e trabalhados em diferentes áreas do conhecimento, as professoras Cristiane Vione (Geografia), Carla dos Santos (Ciências), Ana Carla Gabbi (Matemática) e Bianca Terra (Língua Portuguesa) desafiaram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP a conhecer, ampliar e significar o conhecimento sobre a realidade da indústria europeia relacionando-a com a brasileira no que se refere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para abordar o tema proposto foi convidada a ex-aluna do CEAP Greice Grinke Maysel formada em Relações Internacionais, a qual reside há 5 anos em Friderischafen na Alemanha, Greice trabalha na ZF empresa especialista em linha automotiva.

O desenvolvimento do trabalho interdisciplinar ocorre em três etapas: na primeira, o registro sobre as indústrias europeia e brasileira, cujas referências são a palestra e as pesquisas em sites, livros, mapas, dados quantitativos e qualitativos. Na segunda etapa, os grupos redigem textos de diferentes gêneros enfatizando o assunto abordado. Já na terceira etapa, o foco é a elaboração e publicação de uma Newsletter, contemplando os diversos gêneros envolvidos.

O tema explorado seguiu a trajetória do estudo sobre as revoluções científica, industrial e tecnológica. Em Geografia, estudou-se o processo histórico da produção industrial com ênfase no continente europeu, os processos energéticos, o consumismo e a economia circular. Em Ciências (Física/Biologia), estabeleceu-se a relação das ciências e o desenvolvimento científico, possibilitando reflexão e análise sobre o trabalho manual e a substituição deste pelo trabalho mecanizado (automação) e ainda as mudanças na utilização das fontes de energia. Abordaram-se também, aspectos relacionados à produção, à coleta e ao descarte de resíduos derivados da indústria. Na Matemática, o enfoque foi aos métodos matemáticos como produção, organização e análise de dados. Na Língua Portuguesa, ampliou-se a leitura, qualificaram-se a análise e a interpretação, da produção textual autoral, subsidiadas pelo conhecimento explorado nos diferentes componentes curriculares. 

Com o desenvolvimento deste projeto, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP tiveram a oportunidade conhecer, estabelecer relações e protagonizar as aprendizagens decorrentes das abordagens referendadas pelas diferentes áreas do conhecimento. 

 

Arquivo

Baixar arquivo

Galerias de fotos


Veja mais


29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação