Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa
Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa
no 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP
Com a proposta de mostrar aos alunos que um mesmo tema possui múltiplos aspectos a serem analisados e trabalhados em diferentes áreas do conhecimento, as professoras Cristiane Vione (Geografia), Carla dos Santos (Ciências), Ana Carla Gabbi (Matemática) e Bianca Terra (Língua Portuguesa) desafiaram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP a conhecer, ampliar e significar o conhecimento sobre a realidade da indústria europeia relacionando-a com a brasileira no que se refere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para abordar o tema proposto foi convidada a ex-aluna do CEAP Greice Grinke Maysel formada em Relações Internacionais, a qual reside há 5 anos em Friderischafen na Alemanha, Greice trabalha na ZF empresa especialista em linha automotiva.
O desenvolvimento do trabalho interdisciplinar ocorre em três etapas: na primeira, o registro sobre as indústrias europeia e brasileira, cujas referências são a palestra e as pesquisas em sites, livros, mapas, dados quantitativos e qualitativos. Na segunda etapa, os grupos redigem textos de diferentes gêneros enfatizando o assunto abordado. Já na terceira etapa, o foco é a elaboração e publicação de uma Newsletter, contemplando os diversos gêneros envolvidos.
O tema explorado seguiu a trajetória do estudo sobre as revoluções científica, industrial e tecnológica. Em Geografia, estudou-se o processo histórico da produção industrial com ênfase no continente europeu, os processos energéticos, o consumismo e a economia circular. Em Ciências (Física/Biologia), estabeleceu-se a relação das ciências e o desenvolvimento científico, possibilitando reflexão e análise sobre o trabalho manual e a substituição deste pelo trabalho mecanizado (automação) e ainda as mudanças na utilização das fontes de energia. Abordaram-se também, aspectos relacionados à produção, à coleta e ao descarte de resíduos derivados da indústria. Na Matemática, o enfoque foi aos métodos matemáticos como produção, organização e análise de dados. Na Língua Portuguesa, ampliou-se a leitura, qualificaram-se a análise e a interpretação, da produção textual autoral, subsidiadas pelo conhecimento explorado nos diferentes componentes curriculares.
Com o desenvolvimento deste projeto, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP tiveram a oportunidade conhecer, estabelecer relações e protagonizar as aprendizagens decorrentes das abordagens referendadas pelas diferentes áreas do conhecimento.
Arquivo
Baixar arquivoGalerias de fotos
Veja mais
29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal
Encontro Nacional de Lideranças Estudantis
1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024
Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...
2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal
CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal
Alunos do CEAP participam de palestra inspiradora sobre Cidades Resilientes e Desenvolvimento Urbano Sustentável
Palestra sobre Cidades Resilientes e Desenvolvimento Urbano...
Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação
Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação