03.10.2020 - Projeto 8º ano do Ensino Fundamental

Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa


Notícia publicada em 07/10/2020 13:37 -
Geral

Atividade interdisciplinar fomenta a pesquisa

no 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP 

 

            Com a proposta de mostrar aos alunos que um mesmo tema possui múltiplos aspectos a serem analisados e trabalhados em diferentes áreas do conhecimento, as professoras Cristiane Vione (Geografia), Carla dos Santos (Ciências), Ana Carla Gabbi (Matemática) e Bianca Terra (Língua Portuguesa) desafiaram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP a conhecer, ampliar e significar o conhecimento sobre a realidade da indústria europeia relacionando-a com a brasileira no que se refere aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para abordar o tema proposto foi convidada a ex-aluna do CEAP Greice Grinke Maysel formada em Relações Internacionais, a qual reside há 5 anos em Friderischafen na Alemanha, Greice trabalha na ZF empresa especialista em linha automotiva.

O desenvolvimento do trabalho interdisciplinar ocorre em três etapas: na primeira, o registro sobre as indústrias europeia e brasileira, cujas referências são a palestra e as pesquisas em sites, livros, mapas, dados quantitativos e qualitativos. Na segunda etapa, os grupos redigem textos de diferentes gêneros enfatizando o assunto abordado. Já na terceira etapa, o foco é a elaboração e publicação de uma Newsletter, contemplando os diversos gêneros envolvidos.

O tema explorado seguiu a trajetória do estudo sobre as revoluções científica, industrial e tecnológica. Em Geografia, estudou-se o processo histórico da produção industrial com ênfase no continente europeu, os processos energéticos, o consumismo e a economia circular. Em Ciências (Física/Biologia), estabeleceu-se a relação das ciências e o desenvolvimento científico, possibilitando reflexão e análise sobre o trabalho manual e a substituição deste pelo trabalho mecanizado (automação) e ainda as mudanças na utilização das fontes de energia. Abordaram-se também, aspectos relacionados à produção, à coleta e ao descarte de resíduos derivados da indústria. Na Matemática, o enfoque foi aos métodos matemáticos como produção, organização e análise de dados. Na Língua Portuguesa, ampliou-se a leitura, qualificaram-se a análise e a interpretação, da produção textual autoral, subsidiadas pelo conhecimento explorado nos diferentes componentes curriculares. 

Com o desenvolvimento deste projeto, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do CEAP tiveram a oportunidade conhecer, estabelecer relações e protagonizar as aprendizagens decorrentes das abordagens referendadas pelas diferentes áreas do conhecimento. 

 

Arquivo

Baixar arquivo

Galerias de fotos