Semana da Pessoa com Deficiência

CEAP promove sensibilização na Semana da Pessoa com Deficiência


Notícia publicada em 22/08/2018 11:12 -
Geral


Atenção voltada aos deficicientes

O CEAP, como instituição educacional, está engajado no combate ao preconceito e no respeito aos direitos das pessoas com necessidades especiais. Para tanto, como ação potencializadora, reuniu seus alunos nas últimas semanas em palestras que abordaram o tema “deficiência física”. Esta pauta é um recorte escolhido pelo colégio dentro da ampla campanha da "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência", instituída através da lei 13.585 de 2017, que neste ano acontece de 21 a 28 de agosto.

Segundo a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, Gláucia Coradini Carré, o CEAP desenvolveu este projeto para motivar a divulgação da campanha, que tem como proposta promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

As palestras abordaram a importância de se adequar a estrutura dos ambientes aos padrões ideais de acessibilidade, para que as pessoas portadoras de necessidades especiais tenham uma vida mais independente possível. Nos encontros a professora Gláucia apresentou a importância dos jogos paralímpicos que envolvem 27 modalidades esportivas para atletas com deficiências físicas.

Ao final das palestras, os alunos assistiram a um vídeo que abordou a importância das amizades e o envolvimento participativo dos deficientes no dia a dia do grupo em que está inserido. Os alunos puderam ainda manusear cadeiras de rodas, andadores e muletas.

 

_______________________________________

Lara Silva
Assessoria de Comunicação CEAP - Ijuí - RS

Galerias de fotos


Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte