Oficina de música para estudar ondas sonoras

Aula de Ciências teve demonstração de sons e instrumentos


Notícia publicada em 10/03/2017 20:12 -
Ensino Fun...

Estudar as ondas sonoras com música ficou mais divertido e produziu sentido melhor para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A professora de Ciências, Alinhe Busetto Kuss, convidou o professor de música da escola, Adriano Kronbauer, para interagir com as turmas. No Miniauditório 1, ele fez uma oficina de música, trabalhando com as características do som.

Na medida em que foi demonstrando sons em diferentes instrumentos, foi explicando na prática alguns conceitos. Diferenciou sons graves de agudos, de maior e menor intensidade, ou volume. Também comentou sobre o modo de funcionamento e produção de som de diferentes instrumentos (levou para a oficina guitarra, saxofone e xilofone) e explicou que conseguimos diferenciar cada nota musical por causa da frequência emitida por cada uma. Já a diferenciação de uma mesma nota musical executada por diferentes instrumentos acontece pelo timbre de cada um.

Os alunos também participaram da aula. Alguns que já tem noções manusearam os instrumentos e tocaram um pouco. Depois, para demonstrar as ondas sonoras, a turma cantou o refrão de uma música que foi gravada em um software de gravação de áudios. A reprodução da gravação foi projetada no telão, quando os alunos puderam visualizar como as ondas sonoras “aparecem”.

Na aula os alunos também ouviram sobre problemas de audição provocados pelo mau uso de fones de ouvido, especialmente os auriculares. Segundo a professora Aline Kuss, outras práticas relacionadas ao assunto serão trabalhadas. Na sequência virá o estudo sobre as ondas eletromagnéticas. 

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras