Matemática para compreender o mundo

7º ano fez pesquisa sobre câmbio


Notícia publicada em 10/07/2017 20:19 -
Ensino Fun...

   Os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental foram instigados pela professora de Matemática, Fátima Burtet, a fazer uma pesquisa sobre câmbio. Precisaram dar conta de responder o que é, quais as moedas mais utilizadas pelos brasileiros, como fazer avaliações de compras, interpretação das variações das moedas em função das mudanças nas conjunturas sociais e econômicas do mundo.

    Para sistematizar as pesquisas, apresentaram o trabalho em vídeo. Nesta produção, tiveram oportunidade de entrevistar profissionais e encenar situações envolvendo o câmbio.  Em um segundo momento, após as apresentações dos trabalhos pelos grupos, a professora propôs que, utilizando o celular, pesquisassem cotações das diferentes moedas e simulassem situações de compras em diferentes países.

    O trabalho, segundo a professora, foi muito produtivo. “Os alunos demonstraram interesse e chegaram à etapa final realizando as trocas de moedas e fazendo os cálculos necessários, ampliando, assim, o domínio das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números decimais”, afirma Fátima. “Além disso, ampliaram seus conhecimentos sobre globalização e sobre os contextos políticos, sociais e econômicos que influenciam na vida de qualquer cidadão”, complementa.

Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras