Liderança em construção

Alunos da região em evento da Rede Sinodal


Notícia publicada em 31/03/2017 15:00 -
Geral

     Foram mais de 70 alunos de 7 escolas participando do 23º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, Região Missões. O encontro foi sediado pelo Colégio Evangélico Panambi, em Panambi, no último final de semana. “Atitude” foi a palavra motivacional. O CEAP esteve representado pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio Ana Luiza Carneiro Strey, Arthur Herter Liebich, Juliana Dick Casagrande e Laura Diel Boufleuer, acompanhados da professora e orientadora educacional Enedina Budel Casalini.

     A proposta foi proporcionar aos alunos das escolas da Rede Sinodal da região momentos de desafio e superação. E isso aconteceu de várias maneiras, com palestras, vivências práticas e trocas de ideais. Na abertura a nova coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Joni Roloff Schneider, saudou os participantes. Logo em seguida a primeira palestra, com o Missionário Romildo, abordou a Liderança de Lutero.

     O missionário destacou que as atitudes de Martinho Lutero foram de estudo e de liderança. “Liderança não é cargo, é vocação, exercida em diferentes lugares”.     O palestrante lembrou os alunos de que na Bíblia “não há a palavra líder, mas sim atitudes de servir, e não de ser servido. Não se nasce líder, mas se constitui”, salientou, utilizando os discípulos de Jesus como exemplo. Também chamou a atenção para o fato de que Jesus ficou 90% do tempo de sua vida se preparando para realizar seu ministério em apenas 10% da vida. “A liderança está lá, mas precisa ser desenvolvida”. E voltou a falar do exemplo de Lutero, e de sua esposa Catarina, que 500 anos depois são lembrados pelo que fizeram, pelo que se doaram, “mesmo sem terem sido eleitos para cargo algum de liderança”.

Dinâmica de inclusão – Uma das atividades práticas dividiu os participantes em grupos de três. Um representava um cego, outro um surdo mudo e o terceiro apenas observava. Depois fizeram, coletivamente, comentários sobre o que sentiram e perceberam. Diversas atividades, pequenas conversas e dinâmicas foram coordenadas, durante a tarde do primeiro dia, por professores e alunos da Faculdade Batista Pioneira de Ijuí.

     Em uma das ações, no caminho do local do almoço até o parque onde se encontrariam, os grupos de alunos precisavam fazer atos de gentileza para pessoas que encontrassem, registrando com fotos esses momentos. Os professores Gabriel Lautert e Josemar Modes, da Faculdade, coordenaram reflexões a respeito da atividade. No final do dia os alunos praticaram arborismo, com auxílio de pessoas da comunidade. E as atividades foram concluídas com uma roda de conversa, com chimarrão e violão, seguida do compartilhamento de atividades que são desenvolvidas pelos grêmios estudantis em acada escola da Rede Sinodal.

     Na manhã de sábado, depois da mensagem do pastor Neomar Matte, o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, falou sobre liderança. Utilizando vídeos e provocando os alunos com questionamentos, disse, entre outras coisas, que o líder não precisa aparecer. E que às vezes tem sina de solidão porque precisa decidir no final. “Liderar é conduzir por livre e espontânea vontade. Educar pelo exemplo”. E sugeriu, ao final, um plano de ação para os líderes”. Uma das definições do encontro oi a de que todos os grêmios estudantis das escolas irão desenvolver, até outubro, alguma ação social e, depois, compartilhar as propostas e resultados com os demais grêmios. Os alunos do CEAP irão compartilhar a experiência do evento de Panambi com os líderes de turma e diretoria do GEMLI no Seminário Interno de Líderes no dia 6 de maio. 

Galerias de fotos


Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal