Explorando os cinco sentidos

Vivências e percepções com turmas do 2º ano


Notícia publicada em 15/05/2017 12:42 -
Ensino Fun...

     Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram um série de vivências em que exploraram a percepção dos cinco sentidos do corpo humano. As professoras Andreia Cossetin e Glaucia Carré organizaram diferentes momentos em que as crianças vivenciaram cada um dos sentidos.

     A primeira atividade aconteceu no pátio. A experiência com a gustação envolveu a prova de quatro diferentes alimentos: sal, bala, limão e grãos de café. Eles perceberam a diferença das sensações causadas por cada sabor, suas reações e comentários. Cremes nas mãos fizeram refletir e perceber como é o sentido do tato.

     A exploração da visão envolveu atividades em duplas. Um dos alunos, com viseira, sem poder ver, era conduzido pelo colega por caminhos dentro da escola. Depois todos foram até a calçada em frente à escola para experimentar os blocos táteis, propositadamente colocados na calçada para orientar pessoas cegas.

     Um “bingo de sons” foi realizado para a exploração da audição. As crianças foram desafiadas, depois de ouvirem diferentes sons, a registrarem o que achavam que cada som representava. Ouviram sons de vento, chuva, animais, carros, aviões e relógios. Após cada vivência as crianças registravam suas aprendizagens e percepções, retomando o conceito do sentido estudado.

     A última atividade envolveu o olfato. No Laboratório de Química os alunos produziram sachês. Cada um sentiu, primeiro, o cheiro de quatro essências: pitanga, jasmim, capim cidreira e maracujá e, assim, escolheu uma essência para confeccionar seu sachê.

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras